Colunista de empreendedorismo e negócios do Jornal Hoje em Dia

Mazé Doces

Publicado em 06/04/2024 às 06:00.

Em 1999, Maria José Lima, a Mazé, perdeu o emprego como doméstica e decidiu criar o próprio negócio. Comprou leite, açúcar e amendoim a prazo, fez uma receita de doce e vendeu toda a produção. Foi assim que começou a história da empreendedora Mazé, da Mazé Doces, de Carmópolis de Minas/MG.

Ao oferecer seus produtos a uma lanchonete, recebeu a encomenda de frutas cristalizadas. Mazé não sabia fazer, por isso buscou o auxílio para produzir a primeira leva. Entretanto, o potencial cliente achou tudo ruim, e as críticas foram o empurrão para ela estudar mais sobre o preparo e investir na cozinha. Depois de um curso e da compra de equipamentos, a segunda tentativa foi aprovada. Mazé passou a fornecer cristalizados ao cliente com regularidade, seguindo com a venda de doces tradicionais em casa.

Mas restavam a ela grandes dívidas, resultados de decisões equivocadas e da inexperiência. Mazé inclusive chegou a procurar o Sebrae Minas, mas não assimilou as orientações de forma adequada. Com isso, os débitos só foram quitados em 2004, e nesses cinco anos, Mazé poupou, finalizou o Ensino Médio e se preparou para participar do Empretec. Ao estabelecer metas, planejar, monitorar o mercado e melhorar o atendimento, ela viu e fez a transformação começar a acontecer, de fato e de direito. A empresa foi formalizada em 2005, mesmo ano em que comprou um terreno e construiu a fábrica. Anos depois, foi a fez de implementar a primeira loja física própria.

Atualmente, a Mazé Doces conta com um mix de produtos composto por frutas cristalizadas – casquinha de limão cristalizada, casquinha de laranja cristalizada, figo cristalizado, figo cristalizado com nozes, abacaxi cristalizado, abacaxi cristalizado com nozes, talo de abacaxi cristalizado, abóbora cristalizada, laranja da terra cristalizada, mamão amarelo cristalizado, gengibre cristalizado e frutas cristalizadas; compotas – figo, mini-figo, goiaba, goiabada cascão, frutas sortidas, jabuticaba, laranja da terra, laranja kinkan, laranja sanguínea, limão, mamão em anel, mini-abóbora inteira, pêssego, doce pastoso de abóbora e doce pastoso de laranja com abacaxi; geléias – damasco, goiaba, jabuticaba, abacaxi, laranja, morango e figo com casquinha de limão.

Ficou com água na boca? Então acesse agora mesmo o site www.mazedoces.com.br ou o Instagram: [@mazedocesoficial], conheça os produtos da Mazé Doces e faça sua encomenda. #empreendedorismo #negócios #MazéDoces

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por