A porta de entrada do sonoro mundo Harley

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
22/08/2015 às 09:36.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:27
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

Quer uma moto “Custom” com jeitão “Bad Boy”? Aprecia os modelos da Harley Davidson, mas não quer gastar muito e tem medo das gigantes com mais de mil cc de cilindrada? Já sei, vou lhe apresentar a Iron 883! É a maquina mais barata dessa tradicional marca norte-americana, mas nem por isso fica devendo em charme ou desempenho.    Com proposta solitária pela ausência de assento para o garupa, muito conforto, simplicidade e vocação para a liberdade, ela é ideal para quem que curtir as tardes de domingo na cidade ou viajando. Apesar de não oferecer o mesmo exagero de força que as irmãs maiores, ela dá conta do recado, com razoável sobra de potência em qualquer situação.   A suspensão é mais confortável que em modelos mais caros, nos quais as molas traseiras tiveram que ser escondidas por fidelidade estética às antigas “rabo duro”, que não tinham amortecimento na roda de trás.    O maior prazer serão as estradas sinuosas, para curtir o baixo centro de gravidade em longas e deliciosas curvas bem inclinado, como sonhávamos ao assistir o clássico“Easy Rider”.   Harley-Davidson Iron 883   O QUE É? Estilo “Custom”. Inspirando rebeldia com visual escuro, poucos cromados, minimalista nos acessórios e cara de má, enquadra-se no sub-estilo “Dark Custom”.   ONDE É FEITA? Fabricação americana, montagem Manaus.   QUANTO CUSTA? R$ 34.900   COM QUEM CONCORRE? Com a saída da Honda Shadow 750, apesar de diferenças consideráveis, as concorrentes próximas são a Yamaha Midnight Star (R$ 37.500), Kawasaki Vulcan 900 Classic (R$ 32.715) e Triumph Bonneville T 100 (R$ 32.490).   MOTOR 883 cm3 de cilindrada. Entendendo o produto voltado para o prazer e não para competições, o fabricante divulga apenas o torque de 6,7 quilos. Estima-se potência de 45 cv, final 166 km/h e 0 a 100 km/h em 6,4 seg.   COMO ANDA? É a mais tranquila Harley que já pilotei, perfeita para os iniciantes. Diferentemente das irmãs maiores com exagerada força em baixas rotações e desempenho menos impressionante nas altas, a Iron se comporta de forma linear, com agilidade e boas respostas em todas as faixas.    COMO BEBE? Consumo médio cidade 16 km/l, estrada 24 km/l.   COMPORTAMENTO: Ciclística leve, com as reações do guidão adequadas à inclinação e pilotagem prazerosa. O assento baixo facilita as manobras, tornando-a uma boa opção para os baixinhos ou inexperientes. O freio com um disco na dianteira e outro na traseira é eficiente, mas o ABS tem ação bruta. No câmbio, cinco marchas com engates firmes, precisos e ligeiramente pesados. Não há controles eletrônicos para customizar as reações.   ACABAMENTO: Materiais de boa qualidade, componentes bem acabados e montagem primorosa. A pintura fosca na cor preta, junto à descarga e outros elementos cromados conferem visual forte e interessante. Assento pequeno no meio da moto, frente “limpa”, velocímetro tipo caneco e rodas em liga completam a obra.   PONTOS POSITIVOS  ESTILO   PILOTAGEM    PREÇO   PONTOS NEGATIVOS FALTA ELETRÔNICA    SEM GARUPA

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