Abastecimento de água é retomado em Santo Antônio do Grama

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
14/03/2018 às 21:26.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:52
 (Núcleo de Crimes Ambientais/MPMG/DIVULGAÇÃO)

(Núcleo de Crimes Ambientais/MPMG/DIVULGAÇÃO)

O abastecimento de água foi retomado, de forma provisória e parcial, em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata mineira. Uma adutora superficial abastece a cidade nas partes baixas e, nos terrenos mais altos, ele é complementado por meio de caminhões-pipa, providenciados pela mineradora Anglo American, que teve na segunda-feira (13), a tubulação de um mineroduto rompida. 

Foram distribuídos 17 mil litros de água potável, segundo a empresa. Isso representa cerca de quatro litros por habitante ao longo da tarde de quarta-feira (14). Outros 12 mil litros estão em estoque e a reposição é constante.

A obra para implementação da adutora definitiva, no subsolo, com captação também no ribeirão Salgado, está prevista para ser concluída na próxima sexta-feira (16), com capacidade de captação de 12 litros por segundo.

O rompimento do duto motivou uma ação ajuizada nessa terça-feira (13) pelo Ministério Público de Minas Gerais e o pedido do bloqueio imediato de R$10 milhões da mineradora, com o objetivo de garantir a reparação e indenização por danos sociais e ambientais.

Os procuradores listam ainda medidas emergenciais que deveriam ser adotadas pela empresa, entre elas retirada e destinação ambientalmente adequada dos poluentes em até 72 horas e o cadastro dos afetados pela falta de água. Outro pedido é a realização de uma auditoria ambiental independente no empreendimento Minas-Rio, cujos custos seriam de responsabilidade da mineradora.

Na ação, o MPMG afirma que avaliações preliminares apontam para um vazamento de 450 metros cúbicos de minério durante aproximadamente 45 minutos. Amostras de água coletadas no Ribeirão Santo Antônio mostraram que acima da ruptura há um índice de 75,1 NTU (unidade que mede a turbidez), enquanto no trecho após o rompimento o valor aferido foi de 837 NTU.

A Anglo American informou que ainda não foi notificada da ação do MPMG.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por