Alfaiataria de verão tem peças repaginadas

Lady Campos - Do Hoje em Dia
05/08/2012 às 22:26.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:11

 


Blusa com shape de smoking e calça mais curta da R. Groove e o tradicional risca de giz da Upper (Fotos: Ze Takahashi/Agência Fotosite e Upper)
 

O desejo de usar roupas de boa qualidade, com modelagem que cai como uma luva no corpo e em tecidos que exalam conforto fisgou de vez o homem brasileiro. O resultado desse triplé é a presença incontestável da clássica alfaiataria em coletes, calças e até na mais simples bermuda. 

Dez entre dez marcas do segmento masculino incorporaram a sofisticação como máxima do verão 2013. Por hora, tons suaves e lavados são a bola da vez da temporada. Entram em cena, amarelo clarinho, menta, azul bebê e cartela em tons pastel. A proposta sinaliza como um refresco na estação de calor.  A marca carioca R.Groove não se furtou ao colorido clássico. Longe de excessos, Rique Gonçalves, estilista da marca, apostou em cartela náutica com pinceladas de branco, off-white, marinho, verde menta, vermelho e bege.    É fato que as cores estão mais presentes no guarda-roupa masculino. “Na Europa, executivos se vestem com ternos vermelhos. Italianos usam calças coloridas sem nenhuma preocupação. Aqui, no Brasil, isso é ainda uma tendência, mas a cor em tons mais lavados já se faz presente no guarda-roupa do brasileiro”, afirma Audrey Mati, gerente de Marketing e e-Commerce do grupo Colombo, que tem no portifólio marcas com a Camisaria Colombo e a Upper.   A presença da alfaiataria começa a ter uma importância não só na roupa formal, mas no guarda-roupa masculino como um todo, segundo Rique. “O homem brasileiro tem viajado cada vez mais e isso possibilita ter acesso a peças de marcas famosas fora do país, além de reacender o desejo de consumir roupa de qualidade dentro de seu país”, diagnostica Rique Gonçalves.   Juntamente com a chegada de marcas célebres ao Brasil, grifes nacionais e até lojas de departamento incrementaram o leque de opções, inserindo pitadas de ousadia e informações herdadas do segmento feminino no rol de peças para o homem.


Para todos os gostos: blazer de tecido metalizado, lavagens claras e linha clássica (Fotos: Guilherme Tavares, Takahashi/Agência Fotosite e Riachuelo)   Para Reginaldo Fonseca, consultor de moda do Mega Polo Moda, o requinte na estação de calor é reflexo também da vaidade masculina. “Se o homem passou a se preocupar mais com sua estética de maneira geral, é notório que ele também queira se vestir com elegância”, emenda.    Depois da febre da silhueta slim, ovacionada nas passarelas das últimas temporadas e darling entre os moderninhos, a febre da próxima estação promete ser a calça reta e com bainha dobrada, o que não significa que o reinado da skinny tenha chegado a fim. Rique Gonçalves acredita que, por influência da estética náutica, dessa vez, o brasileiro terá menos resistência em usar a calça dobrada e mais curta. 

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