Diversidade de estampa cria clima de frescor

Lady Campos - Do Hoje em Dia
19/08/2012 às 11:31.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:34
 (Agência Fotosite)

(Agência Fotosite)

Uma das novidades mais ousadas do verão 2013 é coordenar estampas – iguais ou diferentes - no mesmo look. O chamado conjuntinho está de volta. Com peças de mesma padronagem ou não, a produção tem charme antiguinho e possibilita brincar com mix de calça, short, blusa, tops e blazers. A estrela da temporada promete ser a calça, segundo a consultora de moda Denise Morais, do Senac Moda Informação.

Com shape capri, cenoura ou legging, a calça estampada é presença marcante no guarda-roupa do próximo verão.
Se de um lado a estamparia digital estendeu a cartela de cores criando mais pontos de luz, como anuncia os tecidos da TexPrima, por outro, o luxo do inverno e a vontade de usar bases fluidas abriram total espaço para as estampas.

“O fundo da estampa é mais escuro com predomínio do preto, marinho e marrom, enquanto o desenho fica mais claro formando pontos de luz”, esclarece Renato Christofoletti, coordenador de Marketing da TexPrima.
Para ele, o diferencial das estampas de verão são os efeitos de brilho e, particularmente os manchados em tons pastéis que lembram técnicas de sombreado ombré e tie-dye, de amarrar e tingir.

A estamparia faz a festa na roupa de verão. O mix de padronagens passeia por temas diversos e pelos coloridos que vão do pastel ao vibrante. Desenhos étnicos, tribais, geométricos, imagens de fundo de mar ou paisagens são queridinhos da temporada. A estética “eu vejo flores em você” ganha espaço em exemplares grandes, aquareladas ou miúdas de interpretação romântica. Já a fauna, incorpora a graça e a beleza de estampas figurativas às charmosas peles de zebra, onça e afins. Só na marca mineira DTA, foram 15 padronagens desenvolvidas com exclusividade para o verão 2013.

Na opinião do empresário Marcelo Castelão, proprietário da tecelagem La Estampa, o verão 2013 adquire musculatura por força da estamparia. “É ela quem dá identidade à coleção. Há um desejo de usar estampas tanto em peças mais leves, quanto em tecidos mais estruturados, como calças, jaquetas e peças sofisticadas, o que não se via há algum tempo”, afirma ele.
 

Apelo de sedução

Para o consumidor, o efeito de construções, composições, acabamentos e, principalmente, texturas, funcionam como apelo de sedução na temporada de calor. São elas que recriam resultados capazes de confundir olhares desavisados.
“Se antes o verão era somente do algodão, agora são as misturas de tecidos com texturas que falam mais alto na estação”, afirma Cristina Soares, estilista da DTA, que ancorou suas criações ora na mistura de rendas com tecidos plissados e estampados, ora com brilho e estampa na mesma base.

Tecidos como viscose em crepe servem de base para peças mais amplas como túnicas macacões, saias e pantalonas, segundo a consultora de moda Luciana Parisi, do Senac Moda Informação. Já a transparência, substantivo predileto da temporada, é enfatizada em voile de viscose, cetim de viscose e crepe georgette de viscose, além de chiffons.

O mais surpreendente, no entanto, são as construções que lembram pesados tecidos do inverno. Luciana aponta a gama de linhos puros e mistos, chegando a tweeds de verão, sem abrir mão da renda, que pode ser de poliamida, guipire ou tipo suíça. Tudo, é claro, com muito efeito decorativo de brilho e textura!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por