Gustavo Lins usa performance para mostrar sua coleção inverno 2013

Lady Campos - Do Hoje em Dia
20/11/2012 às 23:34.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:27
 (RENATO COBUCCI)

(RENATO COBUCCI)

Grande aposta do inverno 2013 do Minas Trend Preview, a marca Oje XXI por Gustavo Lins (único estilista brasileiro a desfilar na Semana de Alta Costura de Paris e membro da Câmara Sindical da Alta Costura Parisiense) abriu, na noite desta terça-feira (20), no segundo andar do Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, as apresentações desta edição, a 11ª do evento.

Na exibição irreverente, que misturou performance artística e moda, Lins, que é mineiro e mora há quase 20 anos em Paris, apresentou para convidados a coleção "Muro de Arrimo".  

Em três salas do segundo andar do Museu de Artes e Oficios, vestidos, calças, blazers e camisas desenvolvidos nas mais exímias técnicas de alfaiataria e moulage ganharam vida em marionetes de fio suspenso (também chamadas de modelos artificiais), criação do grupo Giramundo especialmente para apresentação da marca. "Quando Gustavo nos convidou para propor uma ideia como essa, achei o projeto corajoso e audacioso", disse momentos antes da apresentação o diretor artístico do Giramundo, Marcos Malafaia.

Manipuladas por alunos de Design de Moda e Produto da Fumec, as marionetes permitiram que a roupa se movimentasse, como se estivesse flutuando ou dançando ao som de "Corta Jaca", de Chiquinha Gonzaga, e do maxixe francês "Boi no Telhado", com Darius Milhaud, trilha escolhida propositalmente pelo estilista. "Uni o que mais gosto na música brasileira e francesa", reiterou.


Com patrocínico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a coleção foi executada por instrutores e professores de modelagem do Senai Modatec durante oficinas de modelagem intuitiva que aconteceram em Belo Horizonte e Paris, desde fevereiro deste ano. Elas foram produzidas por marcas parceiras que tanto Lins quanto Fiemg  preferem manter em sigilo.

 

                          

Gustavo Lins apresentou para convidados do Minas Trend Preview a coleção "Muro de Arrimo" (Foto Renato Cobucci)


A ideia foi desmembrar os 26 looks mostrados na performance em uma coleção com mais de 100 peças, algumas delas, inclusive estão à venda no estande da Oje XXI, no Expominas, onde acontece o salão de negócios do Minas Trend Preview. A previsão é de que as roupas sejam comercializadas em multimarcas.

Avesso a tendências, temas ou qualquer adjetivo que segue padrões de estilo, Lins afirma "trabalhar com movimentos internos". Foi assim quando propôs iniciar o processo de concepção da Oje XXI a partir de um grande mural contendo seus desenhos e restos de tecidos e couros de fábricas.

Os 400 painéis que batizaram a coleção "Muro de Arrimo" foram fotografados e, na sequência, originaram as estampas. "Primeiramente, selecionamos  100, depois peneiramos 50, 15, até chegarmos em três estampas", explicou, enquanto mostrava os abstratos desenhos que pincelaram, com muito bom gosto, as peças com sua assinatura.

Gustavo era só sorriso na noite desta terça-feira, ao contrário do tom sisudo que demonstrou quando o Hoje em Dia o entrevistou em fevereiro deste ano, durante uma das oficinas, no Senai Modatec. "Estou feliz com essa experiência. Ensinei e multipliquei minha técnica para os instrutores do Senai, encontrei parceiros industriais e criei um produto de qualidade no meu país. Voltei ao ponto de partida, Belo Horizonte, onde eu nasci, e também nasceram meu pai e meu avô".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por