Hoje em Dia mostra como será a São Paulo Fashion Week

Lady Campos - Do Hoje em Dia
29/10/2012 às 13:24.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:40
 (Agência Fotosite)

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SÃO PAULO – Em novo endereço, no Parque Villa Lobos, e com menor número de desfiles, 19, contra 32 apresentações da última edição, a semana de moda paulistana, São Paulo Fashion Week, abre, nesta segunda-feira (29), o calendário da moda nacional, e prossegue até o dia 1 de novembro, antecipando os lançamentos do inverno 2013. O pavilhão do Parque Ibirapuera, que durante anos funcionou como QG do evento, abriga agora instalações e obras da 30ª Bienal de São Paulo.  O espaço Mirante do parque Villa Lobos é a nova sede dessa edição, a 34ª do SPFW, que ganhou formato de tenda e cenografia que lembra estufa do artista multimídia Felipe Morozini.  “Gosto de pensar que na estufa germinam e crescem novas vidas, novas ideias, como o momento atual da moda brasileira”, diz Morozini. A escolha do parque Villa Lobos, segundo Paulo Borges, presidente da Luminosidade e responsável pelas semanas de moda, SPFW e Fashion Rio, serviu de alternativa para o público que não conhece o local. Durante coletiva realizada no hotel Tivoli, hoje pela manhã, Borges disse que o parque Villa Lobos conta com uma estrutura maravilhosa de estacionamento e tem ambientes próximos uns dos outros, além de ser tudo térreo, ao contrário da Bienal. Batizada de Garden Party,  “a edição de inverno celebra esse momento de mudança no calendário e aposta no olhar delicado e até romântico com a estufa que o Felipe levou para dentro do evento”, acrescenta Borges. Em vez de três, apenas duas salas integram o espaço decorado com 22 mil metros de tecidos da La Estampa. Metade desse total é branco e os outros 11 mil metros ganharam cinco estampas que se fundem umas nas outras com folhagens e outros motivos da natureza.   Para Borges, as novas datas vão permitir planejamento mais adequado em todas as etapas, da compra dos tecidos a distribuição da roupa, passando pela produção. “A médio prazo, o estilista vai reorganizar melhor o tempo e crescer de maneira real, além de minimizar custos de produção”, salientou.   A partir dessa edição, as coleções passam a ser apresentadas em outubro/novembro (Inverno) e março/abril (Verão), ampliando o intervalo entre o lançamento e a chegada das peças ao varejo. Apesar de a imprensa especializada ver as coleções agora, elas só chegarão às lojas em março de 2013.   Com grande parte do line up concentrado no parque Villa Lobos, algumas apresentações externas, caso da Osklen, que mostrou enxuta coleção, na galeria Zipper, nos Jardins, para convidados e alguns gatos pingados da imprensa nacional, excluindo a maioria dos jornalistas convidados.  O estilista Reinaldo Lourenço (que se apresenta sempre na  Fundação Armando Álvares Penteado - Faap) resolveu, de última hora, segundo sua assessoria, participar dessa edição, o que culminou na extensão do calendário para o dia 1. Já Fernanda Yamamoto exibirá sua coleção através de um vídeo, assim como a marca Neon.   Na esteira das mudanças, o Fashion Rio começa terá seus lançamentos do inverno 2013 antecipados para 7 a 9 de novembro próximo.

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