Sexies e despojadas, mulheres rock and roll inspiram fãs e estilistas

Beth Barra - Do Hoje em Dia
15/07/2012 às 10:36.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:34
 (Web/Reprodução)

(Web/Reprodução)

Quando Elvis Presley extasiava o mundo com suas canções, sua voz e seu rebolado, nascia também, nos anos 1950, o rockabilly, mistura de rock and roll com hillbilly (ou country de raiz). Naquela época, fãs do rei do rock usavam calça cigarrete, camisa xadrez amarrada na cintura, saias rodadas e cintura marcada. A indústria do ready to wear, que nasceu nos Estados Unidos, logo se apropriou dessa indumentária com produções em série nos magazines.

O estilo persiste no retrô cinquentinha, mas há pelo menos duas décadas o território do rock and roll, celebrado em 13 de julho no mundo inteiro, ganhou musas de diferentes etnias. Essas roqueiras têm não só um repertório, mas também uma indumentária personalíssima, mesmo com alguns denominadores comuns, que incluem jeans, t-shirts, couro e acessórios - do incensado Converse a botas e muito salto alto. Dentro e fora do palco, elas são uma inspiração para as fãs, e a indústria da moda capta esses desejos coletivos e os leva para a passarela. A Dsquared2, de Dean and Dan Caten, inclui peças com espírito rock and roll, enquanto a Gucci, e por vezes John Richmond, investem na sedução do couro.

Em março, a rádio britânica XFM divulgou a lista das 20 maiores artistas do rock, e o assunto ficou entre os trending topics do twitter. Quem liderou o ranking foi a inglesa Florence Welch, vocalista da Florence and the Machine.

A cantora ruiva, de 26 anos, vai do figurino rocker, com muito preto, jaqueta de couro e saltos nas alturas ao visual retrô, com saia rodada, camiseta e botinhas de salto. Jeans e jaqueta de couro em flagrantes nas ruas e aeroportos, além de produções classudas, com paletó e camisa - no melhor da alfaiataria.

Alison Mosshart ficou em segundo lugar. A artista norte-americana, 34 anos, integrante das indie rock The Kills e The Dead Weather investe na indumentária puro rocker em seus shows, com muito jeans, camisetas podrinhas, camisas e jaqueta. Nos acessórios, colares em prata e anéis arrematam um visual hard, que lhe dá um ar tremendamente sexy com os cabelos longos e habilmente despenteados.

A londrina Siouxsie Sioux, que completou 55 anos em maio, é um prodígio de estilo. Vocalista da banda punk Siouxsie and the Banshees, ela tem também um projeto paralelo em parceria com Budgie, a The Creatures. Ícone do rock desde os anos 70, Siouxsie fica entre o despojamento, que remete aos estilistas japonesas e suas formas limpas, e o velho e bom rock roll, em looks black total, meia arrastão, botas, ou calças de couro. Um visual ora sexy, ora despojado.

Bem mais cool é Hayley Williams nos seus 24 aninhos. A americana, vocalista da Paramore, exibe cabelos ruivos e pode surgir com um visual college britânico - o tradicional pull sobre camisa com gravata, ou se apresentar em algum show de camiseta, jaqueta e calça jeans. Além de um pretinho extremamente mulherzinha e chique em ocasiões especiais. Vale lembrar que, em 2011, a banda veio com a canção Monster, composta para a trilha de Transformers: Dark of the Moon. E faturou o Teen Choice Awards na categoria “Best Rock Track”.

Continue lendo esta matéria na Edição Digital. Clique aqui!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por