Cine Humberto Mauro exibe maior retrospectiva de filmes de Carlitos

Paulo Henrique Silva - Do Hoje em Dia
08/08/2012 às 08:47.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:16
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

Para montar a maior retrospectiva de Charles Chaplin no Brasil, com início nesta sexta-feira (10), a gerência do Cine Humberto Mauro não precisou ir mito longe para encontrar cópias das comédias protagonizadas pelo “eterno vagabundo”.

O pernambucano Luiz Cardoso Ayres Filho tem, em sua coleção particular, mais de três mil filmes em película a quase totalidade da produção de Chaplin: 75 das 81 obras dirigidas e estreladas pelo rei da pantomima.

Entre elas, curtas-metragens até pouco tempo considerados desaparecidos como “Cruel, Cruel Love”, “His Favorite Pastime” e “A Busy Day”, que representam a cereja no bolo da mostra mineira.

Acervo

Filho do pintor Lula Cardoso Ayres (1910-1987), ele construiu em quatro décadas um dos maiores acervos do mundo em matéria de Chaplin. “Tenho filmes que muitas cinematecas não têm”, registra Ayres Filho, em entrevista ao Hoje em Dia.

De sua coleção particular, 16 curtas serão apresentados em Belo Horizonte. Todos em 16 milímetros. “As cópias estão em perfeito estado, algumas poucas com emendas”, observa.

A qualidade do material surpreende pela falta de acondicionamento ideal em sua cinemateca, que antes estava instalada numa sala do Instituto Lula Cardoso Ayres, em Recife. Agora, ocupa um andar da casa do colecionador, junto à reserva técnica dos quadros do pai.

 


De uma coleção particular, 16 curtas serão apresentados em BH, todos em 16 milímetros. (Foto: Arquivo Hoje em Dia)

 

Preservação

“Apesar de limpá-las periodicamente, muitas cópias avinagraram. Minha intenção é reformar a casa e criar um espaço adequado de preservação, devidamente climatizado”, salienta.

Na capital mineira, será a primeira vez que Ayres Filho montará uma mostra estruturada de suas películas. “Espero com isso estar abrindo um caminho para que outras mostras organizadas aconteçam”, destaca o colecionador, que tem outras preciosidades em seu acervo. Ele possui, por exemplo, 87 dos 102 filmes feitos pela dupla O Gordo e o Magro, além de todos os trabalhos do também comediante Harold Lloyd.

Leia mais na edição digital

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por