Os 10 diretores indispensáveis na lista de qualquer cinéfilo

Do Portal HD
20/06/2012 às 15:12.
Atualizado em 21/11/2021 às 22:58

Adora ficar por dentro do que rola nas telonas, mas não conhece os principais diretores e filmes de todos os tempos? O crítico de cinema do Hoje em Dia, Paulo Henrique Silva, criou uma listinha indispensável e que pode salvar sua vida de "novo cinéfilo".

Confira o top 10!

1. Serguei Eisenstein, um dos mais importantes cineastas soviéticos, fez parte do movimento de arte da vanguarda russa. "O Encouraçado Potemkin" (1925) é um filme indispensável para quem quer conhecer mais a fundo a obra do artista. Confira o trecho inicial do filme:
 

2. O cineasta austríaco Fritz Lang é um dos mais reconhecidos nomes do expressionismo alemão. "Metrópolis" (1927), sua obra de maior destaque, mostra a relação entre as máquinas e os trabalhadores nas grandes cidades - e como o sentimento de humanidade se perdeu durante este processo.
 

3. O estadunidense John Ford ficou popularmente conhecido por ser um expert no gênero western (ou bang-bang). Um de seus principais longas, "No Tempo das Diligências" (1939), colocou o astro John Wayne sob os holofotes.
 

4. O cineasta norte-americano Orson Welles teve sua estreia em filmes de longa metragem com "Cidadão Kane" (1941). A película é considerada pela crítica como uma das melhores de todos os tempos. E dá para conferir na integra no YouTube.
 

5. Yasujiro Ozu, um dos mais influentes diretores do cinema japonês, iniciou seus trabalhos nas telonas com comédias. Excêntrico e declaradamente perfeccionista, na década de 1930, no entanto, voltou sua atenção às obras com maiores preocupações sociais. Confira um trecho de "Era uma Vez em Tóquio" (1953).
 

6. Federico Fellini, considerado um dos mais importantes cineastas italianos, conseguiu eternizar seu trabalho pela poesia com a qual retratava a magia do cinema. Ainda assim, era mestre em criticar o totalitarismo, o marxismo, o capitalismo e a influência americana nos costumes das nações. O drama "A Doce Vida" (1960) é um título indispensável para quem quer conhecer o diretor!
 

7. Considerado o mestre dos filmes de suspense, o anglo-americano Alfred Hitchcock é um dos diretores mais famosos do mundo. O cineasta, que fazia participações especiais em suas películas, é o responsável por uma das cenas mais famosas do cinema (em "Psicose", 1960). "Um Corpo que Cai" (1958) é o filme selecionado pelo nosso crítico!
 

8. O dramaturgo e cineasta sueco Ingmar Bergman trouxe suas influências literárias do teatro para as telonas. Questões existenciais, como a fé, a solidão e a morte, são temas constantes em seus filmes. "O Sétimo Selo" (1956) faz referência ao Apocalipse.
 

9. O francês François Truffaut, um dos fundadores do movimento cinematográfico Nouvelle Vague, em apenas 25 anos de carreira dirigiu 26 filmes. Sucesso de crítica e público (como a maioria), "Jules e Jim" (1962) é uma das obras mais importantes do diretor.
 


 

10. O norte-americano Woody Allen, que atualmente tem a atriz Scarlett Johansson como musa, além de cineasta é roteirista, escritor, ator e músico. O primeiro filme premiado do diretor foi "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977), que levou quatro Oscars.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por