Aposte no rosé para se refrescar no Natal, aconselha enóloga

Cristina Barroca - Do Portal HD
11/12/2012 às 20:02.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:23
 (Curuma Barros/Divulgação)

(Curuma Barros/Divulgação)

A variedade de pratos típicos da festa natalina diversifica os sabores à mesa, levando a uma dificuldade comum na busca pelo melhor vinho para harmonizar com a ceia. Pensando nisso, o Portal HD preparou algumas dicas para ajudar o leitor nessa difícil tarefa.

No banquete natalino normalmente estão presentes a leveza das carnes brancas das aves, a maciez com diferentes níveis de gordura da carne de porco, a doçura das frutas secas e de alguns molhos, o salgado dos queijos e embutidos.

É comum em todos os anos a busca por vinhos tintos e encorpados, que combinam mais com um clima frio e hamoniza melhor com carnes vermelhas e fortes. Esse hábito não condiz com a nossa realidade. É por isso que a enóloga e sommelier Amana Castelo Branco afirma que "o importante é achar um vinho que não oculte ou brigue com os pratos, e que combine com o nosso verão. Os vinhos tintos e encorpados esquentam nosso corpo, quando na verdade precisamos é nos refrescar."

A dica para a ocasião é optar pelos vinhos rosés que contam com características favoráveis para esse dia, sendo servidos mais frescos - 10 a 14 graus. "Como não são tão encorpados como os tintos, cairão bem no inicio da festa, quando ainda estamos beliscando, já que possuem uma boa acidez, o que lhes confere potencial gastronômico para acompanhar a ceia", explica a enóloga.

Se ainda assim, a preferência for por um tinto, Amana aconselha apostar nos vinhos menos tânicos, como os das uvas pinot noir, merlot, gamay e carménère, que são aqueles que não causam tanto uma sensação “seca” na língua e que trava o paladar.

"Outro coringa para essa data são os espumantes, a bebida cai bem com a maioria dos antepastos natalinos, as carnes brancas, sobremesas e frutas. Por ser refrescante, combina também com o calor do fim de ano", recomenda a Amana Castelo Branco que ainda aconselha a nunca beber o que não gosta. "O importante é renovar o prazer a cada gole e a cada garfada", completa.

Confira seis rosés selecionados pela enóloga e sommelier Amana Castelo Branco, e para outras dicas gastronômicas da profissional, acesse o blog "Casal Gastrô".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por