Chefs de BH ensinam como inovar nas receitas juninas

Amanda Paixão - Do Portal HD
26/06/2012 às 15:34.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:06
 (Renato Cobucci)

(Renato Cobucci)

Quem não gosta daquele menu super típico de festas juninas e julinas? E que tal impressionar os amigos e familiares preparando essas delícias de maneira diferente e criativa? Para isso, o Portal HD convidou alguns chefs de Belo Horizonte para ensinar receitas especiais para esta época do ano.

Chef Carlos Pita

É consultor gastronômico, "personal cook" e chef de cozinha das empresas Gomes da Costa e Azeites Carbonell. Tem 1.400 receitas próprias e 350 clientes cadastrados, além de mais de 700 eventos realizados em seu currículo. É o idealizador e responsável pelo projeto gastronômico – "Bate Papo com Sabor", que completou 5 anos em novembro do ano passado.

Também é o autor do livro "Bate Papo com Sabor", com 80 receitas das 564 servidas nas edições do projeto.
Para o público do "Portal HD", ele separou duas receitas que prometem agradar qualquer paladar.

Canjica de Milho Verde (10 a 12 porções)

  Ingredientes

  8 unidades medias de espigas de milho verde
  2 xícaras de açúcar cristal
  1 colher de sopa de manteiga sem sal
  500 ml de leite de coco fresco
  1 unidade de canela em pau (6 cm)
  5 unidades de cravos
  Canela em pó a gosto (para polvilhar)

   Modo de Preparo

Rale as espigas de milho sem atingir o sabugo. Utilizando um liquidificador, liquidifique com água o suficiente para bater. Passe por uma peneira extraindo bem o bagaço formado. Em uma   panela, coloque o milho coado, leite de coco, açúcar e a manteiga. Mexa bem.

Caso queira coloque alguns grãos inteiros. Leve ao fogo médio por 20 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo. Adicione o cravo e a canela e leve ao fogo. Continue cozinhando por  mais 30 minutos. Retire os cravos e a canela. Coloque a canjica no recipiente desejado. Polvilhe a canela e sirva fria. O resultado é um saboroso creme.


Arroz Doce Cremoso com Amêndoas (10 a 12 porções)

Ingredientes

1 xícara de arroz cru
1 xícara de açúcar
2 xícaras de leite
2 xícaras de água
1 unidade de laranja
1 colher de chá de baunilha
60 ml de licor de laranja ou outro de preferência
1 xícara de amêndoas laminadas
1 xícara de creme de leite fresco

Modo de preparo

Numa panela coloque o arroz e a água e leve ao cozimento até a água evaporar. Adicione o leite e continue o cozimento até o arroz ficar macio, porém úmido. Adicione o açúcar e misture bem para incorporar.

Fora do fogo, adicione o licor, baunilha e metade das amêndoas. Misture cuidadosamente. Coloque para esfriar. Tampe e leve a geladeira. Preferencialmente pelo período de quatro a seis horas.

Pegue o creme de leite e bata bem em uma batedeira até formar picos. Delicadamente, misture este creme de leite ao arroz. Transfira para um recipiente. Decore com lâminas de amêndoa e fatias bem finas de laranja. Retorne a geladeira. Sirva gelado.

Chef Tulio Montenegro

Formado em relações públicas, publicidade e jornalismo, o chef está no ramo de alimentação há 37 anos. Durante 15 anos, trabalhou em restaurantes dos Estados Unidos onde lecionou sobre cozinha latina na Universidade da Virgínia. Atualmente, ele está a frente do Chef Tulio Butikim Internacional, localizado na Praça Estevão Lunardi, bairro Horto, em Belo Horizonte. O bar dele já participou oito vezes do evento Comida di Buteco e foi eleito por duas vezes pela revista "Veja" o melhor buteco da capital mineira e, recentemente, eleito o melhor local para petiscar da cidade também pela revista "Veja".


Caldo de Canjica com Costelinha

2 quilos de canjica
1/2 quilo de costelinha suína magra cortada em pedaços de 1/2 cm
6 dentes de alho triturados
3 cebolas brancas picadas
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açafrão da terra
1colher (sopa)  de colorau
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de pimenta do reino branca
1 lata ou caixa  de polpa de tomate (200 ml)
1 xícara de folhas de salsão
4 litros de caldo ou de legumes ou de galinha (pode ser industrial)
1 xícara de salsinha
1 xícara cebolinha

Modo de preparo

Lave e deixe de molho a canjica por no mínimo duas horas. Em caldeirão derreta a manteiga e o azeite. Doure as costelinhas, a cebola e o alho. Acrescente os corantes, farinha de trigo, pimenta do reino e refogue por mais três minutos. Adicione à canjica o molho de tomate, as folhas de salsão, cebolinha, salsinha e refogue por mais três minutos. Coloque o caldo e cozinhe em fogo lento até amaciar e espessar. Adicione sal se necessário. Sirva acompanhado de mini torresmos e torradas.
 
Chef Gabriel Trillo

À frente da cozinha do Verano Studio Gourmet desde fevereiro de 2012, o jovem de 25 anos, acumula grande experiência. Com passagens pelo restaurante DOM, de Alex Atala, e Quinto do Ouro, do Hotel Ouro Minas, ele também leciona cursos no Senac-BH. O chef pratica uma cozinha contemporânea prezando os ingredientes tipicamente brasileiros. Para variar no cardápio junino, Gabriel ensina como fazer caldos em "Petit Gatêu".

Bolinho de Feijão com Recheio de Queijo e Bacon

200 gramas de feijão carioca cozido e processado
50 gramas queijo minas curado
50 gramas creme de leite fresco
20 gramas bacon desidratado
200 gramas farinha de trigo
4 ovos
4 gemas
80 gramas de manteiga

Bolinho de Moranga com Carne de Sol
 
200 gramas purê de abóbora moranga
100 gramas de carne de sol
100 ml caldo de carne
200 gramas de farinha de trigo
4 ovos
4 gemas
80 gramas manteiga

Para os recheios, preparar individualmente e reservar:

Carne de sol - Refogar a carne de sol na manteiga e alho a gosto e regar com o caldo de carne. Temperar a gosto. Queijo minas e bacon - Esquentar o queijo ralado e o creme de leite até derreter o queijo. Processar com um mixer e misturar o bacon desidratado cortado em pequenos pedaços.



 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por