"Cedo e Sentado" faz sua última edição numa segunda-feira

Cinthya Oliveira - Do Hoje em Dia
24/09/2012 às 11:01.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:32
 (Fergus Mccarthy/Divulgação)

(Fergus Mccarthy/Divulgação)

As noites das segundas-feiras andavam mais agitadas desde que o projeto "Cedo e Sentado" chegou a Belo Horizonte. Deu tão certo que a iniciativa foi transferida para um dia mais "nobre", pelo menos quando se pensa sob a ótica do mercado do entretenimento: quinta-feira.

Antes da mudança, o projeto acontece mais uma vez no dia "original". Nesta segunda (24), sobem ao palco do Granfinos as bandas Medulla (RJ) e RAM (BH). Para encerrar a noite, o grupo irlandês Mako. A entrada é gratuita.

Conquista

De acordo com Talles Lopes, um dos coordenadores da Casa Fora do Eixo Minas, a realizadora do "Cedo e Sentado", a mudança para quinta foi uma conquista do movimento independente da cidade.

"A opção pela quinta, na verdade, é avaliada como uma ascensão de um projeto que, a princípio, é focado apenas em bandas novas", explica Talles Lopes. "Conseguir ocupar um espaço numa das principais casas de show da cidade, num dia nobre, foi uma conquista não para nós produtores, mas, principalmente, para estes novos artistas, que poderão agora desfrutar de um público ainda maior".

Revezamento

Projeto previsto para acontecer duas vezes por mês, o "Cedo e Sentado" vai revezar a quinta-feira do Granfinos com outro projeto, o "Música Independente" – uma reedição daquela iniciativa realizada há alguns anos por meio de parceria entre músicos e Governo de Minas.

A data é um facilitador para bandas que desejam excursionar por Minas Gerais, permitindo que as sextas e sábados fiquem disponíveis para apresentações no interior.

"A quinta-feira em Belo Horizonte, sem dúvida alguma, vai se consolidar em uma rota certa para as turnês da nova música brasileira e latina. Este deve continuar sendo o principal papel do ‘Cedo e Sentado’: ser uma grande plataforma de formação de público para estes artistas", afirma Lopes.

Diferente

Realizado desde o início do ano, a edição belo-horizontina do "Cedo e Sentado" trouxe shows gratuitos de artistas bem comentados na cena independente, sempre mesclando atrações locais com nacionais.

A última edição do projeto contou com Autoramas convidando BNegão – o Granfinos ficou cheio, é claro. Também passaram pelo projeto Aeromoças e Tenistas Russas, Flora Matos, MC Monge, Sabonetes, Cabruêra, Renegado, Macaco Bong, Julgamento e muitos outros.

O formato se diferencia de outros projetos tocados na capital por não ter fins lucrativos. É realizado por meio de parcerias entre os artistas, os realizadores (Fora do Eixo, Cria! Cultura) e o Granfinos.

"Com cada banda é feita uma negociação, até mesmo porque o 'Cedo e Sentado' também é um projeto que se move a partir da busca e da intencionalidade de cada banda em relação a este espaço de promoção desta nova música brasileira", explica Lopes.

Como alguns artistas de fora demandam uma verba maior, foi criado o "Engata Segunda" – um show que fecha a noite do "Cedo e Sentado" com uma bilheteria de valor popular: R$ 10. Agora, será "Engata Quinta".

Irlanda

A banda Mako é liderada por Declan O’Shea e Christian Montagne, músicos que estiveram à frente do destacado grupo Cyclefly. O Mako já foi bem elogiado pela imprensa norte-americana e chegou a ser pré-indicado a quatro categorias do Grammy 2011.

Os cariocas do Medulla, que estão excursionando com a banda irlandesa, vão convidar nesta segunda, ao palco, o tecladista do grupo Skank, Henrique Portugal.


Serviço

Cedo e Sentado no Granfinos. Avenida Brasil, 326, Santa Efigênia). Nesta segunda-feira (24), às 21 horas. Entrada franca.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por