Começa neste domingo a 4ª Mostra de Música Contemporânea de BH

Jaqueline da Mata - Do Hoje em Dia
22/09/2012 às 12:59.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:30
 (CLAUDIO REIS/DIVULGACAO)

(CLAUDIO REIS/DIVULGACAO)

Começa no domingo (23) a 4ª edição da Mostra de Música Contemporânea “Eu Gostaria de Ouvir”. A programação, com compositores de épocas e lugares diversos, está mais próxima do público leigo. Serão sete concertos até dia 29, com grupos de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador geral, Rafael Nassif, as peças foram escolhidas a dedo e a programação pensada e estudada por dois anos. “O público terá oportunidade de entender melhor o processo da música contemporânea. Poderá assistir aos ensaios e participar dos workshops”.

A abertura contará com o lançamento do CD dedicado à obra do compositor e professor argentino Eduardo Bértola (1939-1996), que viveu em BH. “Apesar de renomado é pouco conhecido”, disse Nassif. Suas últimas partituras serão interpretadas por músicos residentes na capital que trabalharam pessoalmente com o autor, como o maestro Oiliam Lanna e o flautista do Uakti Artur Andrés.

Mas das propostas é oferecer um recorte da produção local que será representada pelo novo espetáculo de violões Corda Nova, no dia 25. Quatro novas obras foram encomendadas pelo grupo, como destaca o músico Stanely Levi. Peças do compositor mineiro Rogério Vasconcelos serão tocadas pela primeira vez. “O público deve ser ouvinte participativo. Deixar a música entrar nos ouvidos sem nenhum tipo de preconceito”.

As obras serão apresentadas na sala de música de câmara Sergio Magnani, na Fundação de Educação Artística, que tem uma acústica privilegiada. “Qualquer tipo de som é possível perceber. Poucas pessoas sabem disso, mas metade de uma música é a sala”, observa Vasconcelos.

Todos os concertos terão início às 20h30, com exceção da segunda récita em homenagem a Eduardo Bértola, que acontecerá dia 26, às 17h40, na Escola de Música da UFMG, com palestra seguida de concerto.

Programação no site www.eugostariadeouvir.com. Os concertos acontecem na Fundação de Educação Artística (Rua Gonçalves Dias, 320). R$ 4.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por