Fernanda Takai canta as canções de Andy Summers

Cinthya Oliveira - Do Hoje em Dia
22/08/2012 às 11:56.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:39
 (Luiz Paulo Assunção/Divulgação)

(Luiz Paulo Assunção/Divulgação)

Finalmente chega às lojas o tão comentado disco que Fernanda Takai realizou com Andy Summers, ex-guitarrista do "The Police". Lançado no Brasil pela Deck, "Fundamental" terá versões diferentes, uma para cada mercado. Aqui, tem canções em português e inglês, enquanto na Europa, apenas em inglês. A cantora gravou ainda uma versão em japonês para ser lançada especificamente na terra do Sol Nascente.

A história desse álbum nasceu há três anos, quando a vocalista do Pato Fu foi convidada a participar do DVD "United Kingdom of Ipanema", feito por Summers em conjunto com Roberto Menescal.
 
"O Andy ouviu meu disco e gostou muito de me ouvir cantando 'Insensatez'. Ele fez questão de me convidar para o DVD e diz que essa participação foi o que ele mais gostou no DVD inteiro", conta Fernanda Takai.

Ela não imaginava que o encantamento do guitarrista por sua voz havia sido tão grande. "Na época, Andy disse que faríamos algo juntos. Achei que ele fosse me chamar para gravar uma música, mas na verdade me mandou 18 músicas e pediu para selecionar o repertório de um disco. Contou ainda que todas as músicas tinham sido criadas pensando na minha voz", afirma.

Versões

Os dois combinaram que Fernanda faria versões em português para algumas composições – como é o caso da faixa-título. As letras em português foram feitas pela artista em parceria com o marido, John Ulhoa, e a amiga Zélia Duncan.

As gravações das 11 faixas inéditas aconteceram em março e abril deste ano, no estúdio de Summers, em Los Angeles. Além do prestigiado baixista mexicano Abraham Laboriel, as músicas contaram com o percussionista brasileiro Marcos Suzano.

Embora a bossa nova seja o mote inicial do álbum, "Fundamental" é, antes de qualquer coisa, um disco pop, especialmente na segunda metade, quando Takai assume as versões originais, em inglês.

"Temos a bossa nova em comum, mas a escola dele é a música pop, que também é a minha. Conforme você vai ouvindo o álbum, vai ficando difícil classificá-lo", diz Fernanda, que vai excursionar com Summers por cerca de dez cidades brasileiras em outubro e viajar por Japão, Europa e EUA no ano que vem.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por