International Beatle Week vai contar com sotaque mineiro

Mamede Filho* - Do Hoje em Dia
20/08/2012 às 11:06.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:35
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

LIVERPOOL – Todo mundo já sonhou em poder voltar no tempo, presenciar momentos que ficaram marcados na história. Uma vez por ano isso é possível. Em uma pequena cidade no Noroeste da Inglaterra, a beatlemania, que tomou conta dos anos 60, toma vida num festival chamado International Beatle Week, que reúne fãs e músicos do maior fenômeno da música ocidental, e que, na edição que começa esta semana, terá um ingrediente especial: o forte sotaque mineiro.

Belo Horizonte é conhecida como uma das cidades brasileiras com presença mais forte de bandas de tributo aos Beatles. Agora, chegou o momento de mostrar o talento desses músicos mineiros em Liverpool, onde nasceu a maior revolução da música pop mundial.

Estarão presentes na 27ª Beatle Week, que começa nesta quarta-feira e vai até a próxima terça, 28, os mineiros da Hocus Pocus, o guitarrista Gleison Túlio e a Orquestra Ouro Preto, além de Aggeu Marques, um dos precursores do cenário beatle no Estado.

Papel marcante

"Esse será o ano com presença mais forte de Minas Gerais no Beatle Week. Os mineiros terão um papel marcante no festival. Tenho orgulho de dizer que fui um dos que começaram com essa onda de bandas em homenagem aos Beatles em Belo Horizonte, em 1984. E a proporção de tudo que fizemos pode ser vista agora, com tantos representantes do nosso Estado homenageando a banda mais importante do mundo em sua própria casa", conta Aggeu.

Veterana dos palcos ingleses, a banda Hocus Pocus fará dez apresentações no festival, a metade delas no lendário Cavern Club, onde os Beatles fizeram quase 200 shows. "Já participei quatro vezes do festival, mas a emoção é sempre única. É até difícil descrever a sensação que temos de subir em palcos tão sagrados como esses em Liverpool, com tanta história, onde começou uma das maiores revoluções da música", afirma o guitarrista Beto Arreguy.

Música clássica

Comandada pelo maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto chega a Liverpool com uma das mais inovadoras propostas dos 27 anos de existência do festival: mesclar música clássica com a obra dos Beatles.

Serão três apresentações da orquestra mineira no Beatle Week, que receberá pela primeira vez um representante da música clássica em sua lista de participantes.

"Quando surgiu a ideia de levar o grupo a Liverpool, a agenda de shows do festival estava completa, mas a organização se entusiasmou tanto que conseguiu abrir uma brecha para as apresentações", conta Aggeu, que intermediou a ida da orquestra à terra natal dos Beatles. Ele organizará uma versão do Beatle Week em Belo Horizonte, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro.

Os organizadores do International Beatle Week esperam fãs de mais de 40 países e bandas de outros 20 na edição deste ano, em Liverpool, que terá cobertura completa do Hoje em Dia.


*Enviado especial

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por