Mimo leva gratuitamente grandes nomes da música a igrejas e teatros de Ouro Preto

Cinthya Oliveira - Do Hoje em Dia
29/08/2012 às 11:33.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:50
 (Beto Figueira/Divulgação)

(Beto Figueira/Divulgação)

Há nove anos, o festival Mimo vem levando uma programação musical de altíssima qualidade à cidade histórica de Olinda. Agora é a vez do evento estender seus braços para além do Nordeste e desembarcar em Ouro Preto. De quinta (30) a domingo (2), a nossa antiga Vila Rica recebe concertos, palestras, mostra de cinema e workshops. Tudo gratuito.

A primeira edição mineira do festival conta com dez concertos, realizados em diferentes espaços da cidade – em especial, nas igrejas históricas. Esse dado é importante porque o Mimo nasceu do desejo de mostrar à população que essas construções podem ter significados diferentes do religioso e do turístico.

"A grande sacada do Mimo é mostrar como você pode entrar numa igreja simplesmente para ouvir uma música de alta qualidade", conta a produtora Lu Araújo, que criou o evento em 2004 para chamar a atenção das pessoas para o rico patrimônio histórico de Olinda.

Casa da ópera

Além das principais igrejas de Ouro Preto – Pilar, Rosário, Carmo e São Francisco de Assis – também acontecerão apresentações num palco montado na Praça Tiradentes e três shows na Casa da Ópera. "Não poderia perder a oportunidade de usar esse espaço que é o mais antigo prédio teatral da América do Sul", afirma Lu.

Segundo ela, a programação do evento em Ouro Preto teve a preocupação de reunir alguns dos principais nomes da música instrumental brasileira.

Estão na lista Egberto Gismonti (que é fã confesso do Mimo e faz questão de participar todo ano), Juarez Moreira, Hamilton de Holanda, Thiago Delegado, Sonia Rubinsky, entre outros. Tom Zé foi o escolhido para colocar a multidão para dançar na Praça Tiradentes. Richard Bona e Sylvain Luc são as atrações internacionais.

"Escolhemosnomes recodos no exterior. O Hamilton de Holanda, por exemplo, vem tocando frequentemente com alguns dos mais importantes jazzistas da Europa", explica a produtora.
As palestras, realizadas sempre pela manhã, na Casa da Ópera, são diferenciais da etapa de Ouro Preto.

Nordeste

Na etapa nordestina do evento, entre os dias 5 e 9 de setembro, haverá concertos de Arnaldo Baptista, Chucho Valdés, Orquestra Rumpilezz, entre outros.

Realizado em Olinda, Recife e João Pessoa, o evento também conta com importantes master classes, inclusive uma ministrada pelo maestro Isaac Karabtchevsky.


Confira a programação completa no site Mimo.art.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por