O bruxo Hermeto Pascoal se apresenta neste domingo no Savassi Festival

Cinthya Oliveira - Do Hoje em Dia
26/07/2012 às 10:55.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:51
 (Kevin Yatarola/Divulgação)

(Kevin Yatarola/Divulgação)

Difícil prever como será o show que Hermeto Pascoal fará no domingo (29), no encerramento do décimo evento de rua realizado pelo Savassi Festival. Quando se trata do Bruxo dos Sons, tudo é possível.

"Deixo para resolver como será o show na hora de chegar no evento. A gente define conforme o clima. O que posso dizer é que vou usar instrumentos exóticos, que o pessoal daí gosta muito, e vou pedir para o público participar cantando", explica Hermeto Pascoal, de Curitiba, onde mora desde há nove anos.

Aos 76 anos, o músico acredita estar no auge de sua criatividade. Continua viajando muito e pensando em novas construções sonoras. Recentemente, lançou o DVD "Hermeto Brincando de Corpo e Alma", com 12 músicas feitas apenas com sons obtidos a partir do corpo. Batidas do coração, roncos noturnos, movimentação do intestino e assobios foram seus instrumentos musicais.

Médicos

Para conseguir gravar essas estranhas sonoridades, ele teve que recorrer a exames médicos – experiências apresentadas no making of do DVD.

"Foi mais ou menos como fazer um check up", conta o compositor. "Se você ouvisse a minha válvula mitral com cuidado, poderia ouvi-la dizendo claramente: Neeeelma, meu nome é Neeeelma".

O ronco, tão abominado por quase todos os seres humanos, ganhou outra conotação neste DVD. "Misturei vários roncos de uma maneira harmônica e depois inseri uns sons para dar um tom de música. Fiquei surpreso com o resultado. Quanto mais produzo, mais a minha criatividade fica aguçada".

Hermeto sabe que a ideia de fazer um trabalho totalmente voltado para os sons do corpo não é uma novidade. Ele mesmo explora as possibilidades oferecidas por seu corpo (e os corpos de quem está na plateia) há muito tempo.

Mas este DVD aprofunda melhor a ideia. "Fiquei um pouco apreensivo. Será que vão pensar que estou querendo ser bonzão com esse projeto? Mas depois de refletir, disse a mim mesmo: presta atenção, se você sabe, você faz".

Conquista

Não importa se o evento é na rua ou no teatro. Hermeto Pascoal garante que sabe atrair olhares e ouvidos de todo mundo que está por perto, mesmo que o espectador não conheça sua música instigante.

"Não se pode tocar um estilo só, não pode achar que vai agradar só fazendo clássicos. Tenho estilo e tendência para tocar em qualquer lugar", diz o compositor. "Quando fazemos uma música com pilão, não há quem não pare para prestar atenção".

Continue lendo esta matéria na Edição Digital. Clique aqui!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por