Orquestra Sinfônica toca no Inimá de Paula

Do Hoje em Dia
21/06/2012 às 09:04.
Atualizado em 21/11/2021 às 22:59

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta a quarta edição da Série "Sinfônica no Museu", nesta quinta-feira (21), às 20 horas, no Museu Inimá de Paula. O concerto terá regência do maestro Charles Roussin, convidado pelo corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado. A apresentação conta ainda com a participação dos solistas Vitor Dutra (violino) e Carlos Aleixo (viola). Os interessados podem retirar os ingressos gratuitos na bilheteria do teatro a partir do meio-dia.

No programa da noite, duas obras de Mozart: a "Sinfonia Concertante em Mib maior" para violino e viola, em três atos, com a participarão Vitor Dutra e Carlos Aleixo. Em seguida, será executada a "Sinfonia em Dó maior", movimento em quatro atos.

A Série "Sinfônica no Museu" é uma política da Fundação Clóvis Salgado voltada para a democratização do acesso ao público à música erudita e promove encontro de grandes artistas com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais nos palcos do Museu Inimá de Paula.
O primeiro concerto, realizado em fevereiro, bateu recordes de público e levou mais 540 pessoas ao Museu Inimá de Paula para apreciar o repertório, com composições de Mozart e Bethooven, sob a regência de Roberto Tibiriçá e Alexandre Barros como solista convidado.

Em 2011, o projeto recebeu um público de aproximadamente mil pessoas e contou com a participação da violinista búlgara Aysen Ulucan, do maestro Roberto Duarte, acompanhado da clarinetista Paula Pires, vencedora do concurso Jovens Solistas da OSMG 2011, do tenor Sandro Machado e do músico Carlos Aleixo dos Reis e do regente Abel Rocha, acompanhado do violoncelista Lucas Barros, vencedor do primeiro concurso Jovens Solistas da OSMG 2011.

Fundada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é um patrimônio artístico e cultural do Estado. Entre óperas e balés, concertos, poemas sinfônicos e obras sinfônico-corais, seu repertório abrange todos os períodos da história da música escrita para orquestra. Suas atividades também incluem apresentações em teatros e ao ar livre, na capital e no interior.

A OSMG tem, atualmente, como regente titular o maestro Roberto Tibiriçá, vencedor por dois anos consecutivos do Prêmio Carlos Gomes (ópera e música erudita) na categoria regente sinfônico, pelo seu trabalho à frente da OSMG. Além da Série "Sinfônica no Museu", ela tem o "Sinfônica Pop" e o " Concertos no Parque".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por