Renato Motha e Patrícia Lobato unem mantras e ritmos de Minas

Jaqueline da Mata - Do Hoje em Dia
30/08/2012 às 11:39.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:52
 (Raishizuno/Divulgação)

(Raishizuno/Divulgação)

Terceiro álbum da carreira do duo Renato Motha e Patricia Lobato dedicado ao universo dos mantras, o sétimo da dupla, "Sunni-e" faz jus ao significado da palavra originária da Índia Antiga: arte da escuta profunda. Os textos sagrados foram emoldurados por melodias, mas com ritmos típicos de Minas. Não é à toa que o álbum, duplo, contou com a participação especial dos cantores Leonora Weissmann e Rafael Martini, Leopoldina, Sérgio Pererê e Côro Kirtan.

"Este trabalho tem uma característica muito particular que é o da integra-ção", destaca Motha. Ele se refere ao fato de "Sunni-e" ter sido gravado nos estúdios Serrassônica, em Belo Horizonte, e Happiness, em Tóquio. O CD traz ainda uma faixa remixada com um novo arranjo gravada ao vivo no Japão, em 2009, e masterizada nos estúdios Sonhos e Sons de Belo Horizonte. "São vários artistas com o mesmo objetivo que é o de tocar mantras", disse Motha. Ele ressalta que sempre fez questão de seguir a filosofia de extrair a essência da música. Em suas palavras: "Diminuir o ego para a música aflorar".

Vários gêneros

O álbum foi musicado em sua maioria por Motha, produzido por ele mesmo e Ronaldo Gino para o selo Serrassônica e distribuído no Japão pelo selo NRT. Conta também com os músicos André Mehmari (piano), Chico Amaral (sax soprano), Edson Fernando (percussão), Felipe José (violoncello), Jyoji Sawada (baixo acústico), Mauro Rodrigues (flauta), Paulo Thomaz (violino), Pedro Jácome (ukulele), Victor Mazarelo (teclado) e Yoshida Daikiti (sitar). A capa também chama atenção por trazer uma pintura da artista plástica Juçara Costta.

Renato e Patricia têm na canção brasileira sua principal fonte de inspiração e pesquisa, trazendo ainda influências do jazz, da música clássica e contemporânea. O trabalho dos artistas transita por vários gêneros. Em 2004 lançaram o álbum "Dois em Pessoa", contendo 24 poemas de Fernando Pessoa musicados e interpretados pela dupla. Em 2010, Motha e Patrícia lançaram " In-Mantra" (Prêmio Revista Latina - Japão /Melhor CD de música do Brasil 2010), apenas no Japão onde têm admiradores fieis. "É um público maravilhoso que vem nos acompanhando desde 2004", destaca o artista.


Serviço

Show e coquetel de lançamento, nesta quinta-feira (30), às 20 horas, no Espaço Juçara Costta (rua Pouso Alto, 199, Serra).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por