Sai o registro do show de Gilberto Gil com Orquestra Sinfônica

Cinthya Oliveira - Do Hoje em Dia
31/12/2012 às 08:49.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:11

"Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo" é um show à altura da celebração dos 70 anos de Gilberto Gil. Um belo repertório de lados B (em sua maioria) somado a homenagens às principais referências (Caetano Veloso, Gonzagão, Caymmi, Jimi Hendrix), com direito a belos arranjos de cordas.

Mesmo quem assistiu ao concerto no Palácio das Artes deve conferir o DVD que chegou às lojas por meio da Biscoito Fino. Gravado ao vivo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em maio, o espetáculo conta ainda com a participação da Orquestra Petrobras Sinfônica, regida por Carlos Prazeres. Ou seja, uma apresentação que soa bem diferente daquela feita em Belo Horizonte. Destaca-se ainda a qualidade da captação das imagens, inclusive dos ensaios, presentes no making of. A direção geral é de Andrucha Waddington.

Os extras do DVD deixam ainda mais clara a importância do violoncelista Jacques Morelenbaum para o desenvolvimento do espetáculo. O músico assina a orquestração de "Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo" e divide bem com Gil a responsabilidade por alguns dos melhores momentos – em especial, a versão minimalista para "Não Tenho Medo da Morte".

O defeito do DVD é o mesmo do show que passou pelo Palácio das Artes: o pequeníssimo espaço dado aos efeitos eletrônicos de Eduardo Manso. No DVD, sua presença é engolida pela orquestra e se torna quase imperceptível. Assim, enquanto o Concerto de Cordas é irretocável, as Máquinas de Ritmo deveriam ter tido um carinho mais especial na construção dos arranjos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por