Show solidário para Helena Penna no Palácio das Artes

Jaqueline da Mata - Do Hoje em Dia
10/07/2012 às 08:44.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:26
 (André Brant)

(André Brant)

Conhecida pela voz grave e aveludada, a cantora Helena Penna será homenageada na quinta-feira por 32 artistas com um show no Palácio das Artes. O evento marca o lançamento da “Coletânea Helena Penna”, álbum independente que reúne as suas melhores interpretações. Ganhadora do Prêmio da Música Brasileira (Prêmio Sharp), em 1995, há cinco anos a artista enfrenta sérios problemas de saúde.

“Ela ficou muito feliz com a iniciativa. Se estiver em condições e for autorizada pela médica, irá assistir ao evento”, garante o amigo e produtor do show e do CD, Jorge Fernando dos Santos. Desde os anos 80, eles mantêm parceria no trabalho e na vida pessoal. “Conheci Helena no Grupo Tecla e fiquei impressionado com seu talento e a paixão com que interpreta. Foi a primeira a gravar minhas músicas”, emociona-se Santos.

Junto com Geraldo Viana, diretor artístico dos dois CDs da cantora, e o assistente de produção Tião Rodrigues, também grandes amigos da cantora, eles reuniram os músicos para o show, cuja renda revertida em benefício da artista.

“É um tributo em vida à ela. Sempre a enxerguei como grande interprete de samba, e o CD tem muito desse gênero musical”, diz Santos. Todos os participantes já cantaram com ela. Segundo ele, muitos outros se ofereceram, mas o evento já estava formatado.

Cada artista vai interpretar uma música do repertório: Enredo de Minas (Angelo Pinho e Jorge Fernando dos Santos), Passional (Vander Lee), Só na Quarta-Feira (Angelo Pinho), Sebastiana da Silva (Rômulo Paes), Trono de Iemanjá (Jair Silva), África Mulher (Angelo Pinho e Jorge Fernando dos Santos), Devaneio (Jorge Fernando dos Santos), Mais Samba, Menos Lágrimas (Sérgio Pererê), Loucura Imensa (Gervásio Horta), Lugar Comum (Nilo Sérgio Costa e Rosalvo Braga), Bumba Meu Boi (Domínio Público), Serra do Bem Virá (Sérgio Moreira), Cuá Fubá (Domínio Público), A Vida Dói (Arlindo Maciel) e Terra Brasilis (Angelo Pinho e Jorge Fernando dos Santos).

O cavaquinista Waldir Santos ressalta não só a voz da amiga como sua atuação marcante. “Conheço Helena há anos. Ela é uma artista muito atuante. Fiquei muito triste com as condições de sua saúde. Eu a visitei quando estava internada no hospital”, contou Silva.

Fernando Brant adianta que no show de lançamento vai cantar uma das músicas do Três Estações, dividindo o palco com Geraldo Viana e o Trio Amaranto. “É uma artista importante. Helena canta muito bem”, diz o compositor.

Ingresso, R$20. O disco poderá ser adquirido no local, por R$20.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por