Tatá Aeroplano mais intimista em álbum solo

Cinthya Oliveira - Do Hoje em Dia
31/07/2012 às 11:25.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:59
 (Rodrigo Schimidt/Divulgação)

(Rodrigo Schimidt/Divulgação)

Tatá Aeroplano já era muito conhecido no universo indie, graças ao trabalho nos grupos "Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro". Mas só agora estampa o nome em um álbum solo. Desde a semana passada, está disponível para download o disco homônimo do artista, com dez faixas inéditas.

Segundo ele, o desejo de realizar um trabalho solo vem da observação de suas canções mais íntimas, que não se encaixariam tão bem no repertório do Cérebro Eletrônico – banda em que é o principal letrista.

"Faço muitas músicas e há algum tempo vinha alimentando o desejo de ter um trabalho meu, com as composições mais ligadas a um universo mais confessional", conta.

Aeroplano afirma que o trabalho realizado no Cérebro é pensado em nome do coletivo, espaço onde é permitido experimentações sonoras. Já no disco solo, a preferência foi por algo mais simples – conforme as orientações dos produtores Dustan Gallas e Junior Boca, que já haviam trabalhado com Bárbara Eugênia em seu trabalho de estreia.

"No Cérebro, transformamos tudo. Uma composição que poderia ser mais arrastada, damos uma acelerada, por exemplo. Nesse disco, foi diferente. Gravei as músicas primeiro com voz e violão. Depois, os dois acrescentaram os outros instrumentos, mas sempre preservando o tom original de cada canção", explica o músico.

Banda nova

Aeroplano divide os créditos com a banda criada especialmente para a gravação do disco: Dustan Gallas (baixo e teclados), Junior Boca (guitarra) e Bruno Buarque (bateria e percussão).
Os três músicos agora acompanham Aeroplano em shows que vão se iniciar pelo interior de São Paulo (Campinas e São José do Rio Preto), seguindo depois para Brasília e Rio de Janeiro.

"Gosto muito de ouvir o disco e sempre piro no que esses músicos fizeram. Adoro ouvir as guitarras e as marcações do baixo. Me tornei fã dos caras", diz o músico.

O álbum conta com participações de dois artistas promissores da cena independente de São Paulo: Leo Cavalcanti, nas faixas "Sartriana" e "Tudo Parado na City", e Bárbara Eugênia, em "Uma Janela Aberta". Ambos estarão presentes no show de lançamento, que acontece no dia 9 de agosto, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

Agora, o ritmo de shows do "Cérebro Eletrônico" deve diminuir. O grupo vai se reunir em breve para escolher quais músicas entrarão para seu quinto álbum, a ser lançado no primeiro semestre do ano que vem. Enquanto isso, Aeroplano vai se dedicar à carreira solo e alguns dos outros integrantes da banda vão excursionar com a atriz e cantora Mayana Moura.

O disco pode ser comprado no site do artista. Em breve, será também vendido no Japão.

Baixe o disco. Clique aqui!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por