Andamos na segunda geração da ‘menina dos olhos’ da Renault

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
05/08/2014 às 08:05.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:39
 (Fotos Renault/com intervenção de Marco Aurélio Gonçalves)

(Fotos Renault/com intervenção de Marco Aurélio Gonçalves)

Entre os fabricantes franceses que se instalaram no Brasil, quem deu o pulo do gato foi a Renault, que inaugurou o nicho de minivans nacionais com o Scénic e depois partiu com tudo para o segmento de entrada e populares, com o Clio e depois a dupla Logan e Sandero. E o Sandero é o “rei da cocada preta”.

Testamos a segunda geração do hatch, que manteve as boas virtudes de seu antecessor, como baixo consumo, preço agressivo e espaço interno, mas que ficou mais simpático compartilhando as linhas agradáveis do sedã Logan. Rodamos na versão intermediária Expression 1.6, que é o carro-chefe da linha.

Por dentro, o espaço interno permite que quatro ocupantes se acomodem de maneira bem satisfatória. Um terceiro passageiro no banco de trás não sofre tanto, mas a falta de cinto de três pontos e encosto de cabeça torna sua viagem menos segura do que a dos demais. O porta-malas agrada, ainda mais em se tratando de um hatch.

O nível de acabamento é tão simples quanto o da geração anterior, apesar de o desenho dos painéis serem mais fluidos e darem a impressão de refinamento. A tapeçaria, por sua vez, continua um problema, com carpete soltando no encaixe das borrachas da porta do motorista.

Por outro lado, mimos como o sistema Media Nav (vendido como opcional), que conta com navegador GPS, informações sobre eficiência e consumo no computador de bordo, além de rádio, viva-voz Bluetooth, porta USB, leitor MP3, conexão para iPod e comandos na barra de direção, são predicados que não vemos em concorrentes como o VW Gol e o Fiat Palio.

Sob o capô, o motor 1.6 litro 8v de 106 cv tem desempenho mais que satisfatório e um nível de consumo exemplar, na ordem de 11,5 km/l (abastecido exclusivamente com gasolina) no percurso combinado entre trechos urbano e rodoviário.

Um problema crônico das versões de entrada e intermediária do Sandero, assim como no Logan, é a inexistência do repetidor de seta no retrovisor, uma vez que a luz de direção fica próxima da grade, o que impede o motorista que esteja ao lado de ter conhecimento da intenção de troca de faixa ou conversão.

Renault Sandero Expression 1.6

COMPRIMENTO: 4,06m

LARGURA: 1,73m

ALTURA: 1,53m

ENTRE-EIXOS: 2,59m

PORTA-MALAS: 320 l

TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 50l

PESO: 1.055kg

MOTOR: 4 cil. 1.6 litro, 8 válvulas

POTÊNCIA: 106 cv a 5.250 rpm

TORQUE: 15,5 mkgf a 2.850 rpm

TRAÇÃO: dianteira

TRANSMISSÃO: man. 5 velocidades

SUSPENSÃO: independente do tipo McPherson , na dianteira, e eixo rígido, na traseira

FREIOS: discos ventilados, na dianteira, e tambor, na traseira, com ABS e EBD

PNEUS: 185/65 R15

CONSUMO COMBINADO:

(urbano + rodoviário)
11,5 km/l (com uso exclusivo de gasolina)

VELOCIDADE MÁXIMA (*): 179 km/h

ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H (*): 11 segundos

CONTEÚDO E OPCIONAIS

Bancos do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura com comandos de rádio e telefonia na barra de direção, computador de bordo, ar-condicionado, rádio com leitor de CD e MP3, portas USB e auxiliar, e viva-voz Bluetooth, travas e vidros dianteiros elétricos, airbag duplo e freios ABS. OPCIONALMENTE ele pode ser equipado com sistema Média Nav, com navegador GPS e sensor de estacionamento

PREÇO

básico: R$ 38.890
completo: R$ 39.790


(*) Dados do fabricante

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