J3 Turin S mostra que JAC está no caminho, que ainda é longo

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
09/09/2014 às 08:39.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:08
 (Paulo Leonardo)

(Paulo Leonardo)

O mercado de sedãs populares tem se consolidado como um dos segmentos mais expressivos do mercado. Afinal, depois do hatch pelado, o segundo degrau é buscar um pouco mais de conveniência e espaço num três volumes. O JAC J3 Turin S, versão espertinha do sedãzinho chinês, chega como versão topo da linha J3. Sob o capô, o sedã utiliza a mesma unidade VVT 1.5 16v de 127 cv que equipa o irmão J5. O ganho de potência deixou o carrinho mais esperto, mas também mais beberrão, com médias de 6,7 km/l no trajeto urbano, abastecido com álcool.

Comparado ao primeiro J3 que desembarcou no Brasil, em 2011, é nítido que a qualidade do acabamento melhorou. Mas não significa que seja uma referência. Os plásticos são simples e rangem muito. O estofamento é melhor do que o das primeiras unidades, mas a espuma é um tanto mole. Por outro lado, o painel de instrumentos ficou mais refinado, com mostradores duplos, mas um computador de bordo seria bem-vindo. Na pequena tela, há apenas relógio e hodômetro.

Por R$ 42 mil, o J3 Turin S oferece um pacote de conteúdo interessante, que segue os padrões de qualquer popular vendido acima dos R$ 40 mil, mas acresce itens como vidros traseiros e retrovisores elétricos, e ar-condicionado com comandos elétricos, que dão um pouco mais de garbo ao chinês.

No trânsito, o motor, dotado de variação de fase na admissão, mostra fôlego no anda e para da cidade grande, mas peca por ser exageradamente ruidoso e pelo excesso de vibração em marcha lenta. Além disso, a caixa de marchas tem trambulador pouco preciso. Talvez um embuchamento mais generoso resolveria o problema.
 

Concorrência

O ponto forte do J3 sempre foi o preço mas, hoje, é possível encontrar concorrentes com pacotes de conteúdos equivalentes e valores semelhantes. Por R$ 42 mil, o comprador consegue levar para casa um Chevrolet Prisma 1.0 na sua configuração mais simples, mas com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos.

Outra opção seria um Voyage Trendline 1.6, que oferece o conteúdo do Chevrolet, exceto ar-condicionado. Mas, para levar para casa um Siena EL 1.4, com basicamente os mesmos equipamentos do J3 Turin S, o consumidor teria que gastar pelo menos mais uns R$ 1.500.

E aí o que vai ser?

 

Ficha técnica: Jac J3 Turin S 1.5 Flex

Medidas:

Comprimento: 4,15m
Largura: 1,65m
Altura: 1,46m
Entre-eixos: 2,40m
Porta-malas: 490l
Tanque de combustível: 48l
Peso 1.100kg

Especificações técnicas:

Motor: 4 cil. em linha DOHC, 1.5 litro, 16V WT
Potência: 127 cv a 6.000 rpm (etanol)
Torque: 15,4 kgfm a 4.000 rpm (etanol)
Tração: Dianteira
Transmissão: Manual 5 velocidades
Suspensão: Dianteira independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora; traseira independente, tipo Dual Link, com molas helicoidais
Freios: Dianteiro a disco, ventilado, e traseiro a tambor, com ABS e EBD
Pneus: 185/60 R15

Números:

Consumo: 10,8 km/l, no trajeto misto, com etanol
Velocidade Máxima (*): 196 km/h
Aceleração 0 A 100 KM/H (*): 9,9 s

Conteúdo:
Airbag duplo; barras de proteção lateral; chave canivete com destravamento remoto das portas; sensor de estacionamento traseiro; faróis com regulagem de altura; rodas em alumínio 15”; direção hidráulica; ar-condicionado; CD MP3 player com entrada micro-USB.

Preços:
Completo: R$41.990,00.

(*) Dados do fabricante

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