Mustang chega aos 50 anos quebrando tradições

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
10/12/2013 às 06:54.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:41
 (Ford/Divulgação)

(Ford/Divulgação)

A década de 1960 foi um período de ouro para a indústria automotiva. Diversos modelos emblemáticos apareceram nessa época, como o caso do Ford Mustang. Criado para ser um modelo compacto e acessível, o cupê foi responsável pelo surgimento dos Pony Cars, que, assim como os Muscle Cars, abriam mão de refinamento e priorizavam o desempenho. E para marcar os 50 anos do modelo, a Ford acabou de apresentar a nova geração esportivo, que abandona antigos conceitos em prol da evolução.

O novo esportivo chega 10 anos após a apresentação da atual geração, que apostou em um estilo retrô inspirado nas linhas da versão original de 1964. Sem abandonar a carroceria fastback o Mustang 2015 (pois é, o carro chega no início do ano já como linha do ano seguinte) ganhou detalhes que remetem à atual identidade visual da marca, com faróis mais afilados e luzes de diodo (LED) para iluminação diurna e grade hexagonal.

No entanto, manteve inalterados detalhes como as lanternas com três filetes verticais, longo capô e o cavalo estampado na grade. 

Outra novidade do é o conjunto de suspensão independente nas quatro rodas, que finalmente aposenta o eixo rígido. O conjunto garante melhor estabilidade e controle direcional.

Heresias

Sob o capô, as unidades V6 3.7 litros de 304 cv e V8 5.0 litros de 425 cv, que equipa a versão GT, foram mantidas. No entanto, a Ford acaba de introduzir uma motor turbo, da família Ecoboost, 2.3 litros, com injeção de direta de combustível e abertura variável das válvulas de admissão e escape, que geram uma potência absurda de 309 cv e um torque de 41,5 mkgf de torque. Ambos podem ser combinados com transmissão automática Select Shift de seis marchas ou com uma caixa manual da alemã Getrag de seis velocidades.

Por dentro, o desenho manteve o padrão nostálgico do painel, mas conta com itens como sistema multimídia Sync, sistema de som Shaker Pro e tecnologias como controlador de distância em relação ao veículo da frente. E para quem considera muita revolução para o modelo, a Ford não descarta as opções de motorização híbrida e diesel.

Uma boa notícia é que o Mustang busca a internacionalização com os mercados europeu, chinês e brasileiro. Seu desembarque deverá acontecer em 2015. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por