(André Brant com internvenção de Marcos San Juan)
Tamanho nunca foi documento, mas, há até bem pouco tempo, os modelos compactos eram relegados a uma posição menos prestigiada e, da mesma forma que tinham preços mais acessíveis, a simplicidade pautava praticamente todos os representantes desta categoria.
Porém, as coisas mudaram e o A1 é prova disso. Afinal, sua versão topo de linha, Sportback Ambition S, não deixa nada a desejar em relação a um A4 em termos de performance e conteúdo.
Com apenas 3,95 metros – 5 cm a mais que um Gol – esta pequena maravilha é capaz de assombrar muito Chevrolet Camaro. É que ele traz sob o capô uma combinação bombástica de compressor volumétrico (Roots) e turboalimentação, que fazem a unidade 1.4 TFSI alcançar 185 cv.
O conceito, que parece complicado, é até simples na prática. Aqui, o turbocompressor está sempre ativo e o Roots é acionado quando o condutor acelera fundo. Juntos eles geram pressão de até 2,5 bar, controlada pela válvula de alívio.
GPS embarcado e sistema de áudio com leitor de DVDs são destaques do cockpit (Foto Audi/Divulgação)
Stronic
O câmbio pré-seletivo (Stronic) de sete marchas completa um trem de força que, literalmente, cola o corpo dos ocupantes no banco durante as acelerações. Curvas também não são problemas para o modelo, principalmente para a unidade avaliada, equipada com o pacote Sport, que “dobra esquina igual papel”.
Obviamente que, nesta configuração, o A1 Sportback não sai barato (ver ficha técnica). A suspensão esportiva também sacrifica o conforto, o que se deve única e exclusivamente à precariedade de nossas vias. Então, para quem gosta, inclusive, de uma aparência mais agressiva, o jeito é ir se acostumando.
Motorista e passageiro da frente viajam com todo o conforto, mas o espaço traseiro é quase fictício – quatro ocupantes significa sacrifício para todos, inclusive os dianteiros. De qualquer forma, é um carrinho cativante. Indubitavelmente, o mais divertido desta categoria que já guiei.
Ficha técnica - Audi Sportback Ambition 1.4 TFSI
Comprimento 3,95 m
Largura 1,74 m
Altura 1,42 m
Entre-eixos 2,46 m
Porta-malas 270 l
Peso 1.290 kg
Motor 4 cil. em linha 1.4 litro, dotado de injeção direta, compressor volumétrico (Roots) e turboalimentação
Potência 185 cv a 6.250 rpm
Torque 25,5 mkgf a 2.000 rpm
Câmbio man. pré-seletivo 7 marchas (Stronic), com opções de trocas sequenciais e ESP
Tração dianteira
Suspensões independente
com sistema MacPherson,
na dianteira, e eixo de torção,
na traseira
Freios com discos ventilados, na frente, e discos sólidos, atrás, ABS e EBD
Pneus 215/40 aro 17
Tanque de combustível 45 l
Performance e economia
0 a 100 km/h
7,89 s
0 a 400 m
15,70 s a 140,3 km/h
Velocidade máxima
227 km/h
Consumo urbano
11,3 km/l, com uso exclusivo de gasolina como combustível
Conteúdo e opcionais
Sua lista de itens de série inclui:
. bancos esportivos com ajuste de altura para o motorista
. volante multifuncional regulável, em couro
. direção eletroidráulica
. ar-condicionado
. trio elétrico (vidros, travas e retrovisores)
. rádio com CD, leitor MP3, entradas auxiliares e viva-voz Bluetooth para telefone celular
. computador de bordo
. limpador e desembaçador traseiros
. sensores crepuscular e de chuva
. faróis bixenônio com LEDs para iluminação diurna
. rodas de liga leve
. seis bolsas infláveis
Opcionalmente, o modelo oferece:
. ar-condiconado automático
. sistema de áudio Bose com navegador por satélite (GPS) embarcado
. controlador de velocidade
. sensor de estacionamento
. chave Keyless-go
. teto solar panorâmico Open Sky