Anatel vai fiscalizar transmissão de dados no dia das eleições

Do Portal HD*
28/09/2012 às 18:13.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:40

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, recebeu em seu gabinete, nesta sexta-feira (28), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e representantes das empresas de telefonia de todo país para tratar de temas relacionados à votação e à apuração dos resultados da eleição do dia 7 de outubro.

O objetivo é prevenir qualquer ocorrência que possa atrasar a votação e a apuração das eleições. Segundo a ministra Cármen Lúcia, a necessidade da reunião surgiu de uma preocupação com reclamações relatadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) em relação a contratos firmados com as operadoras de telefonia devido a falhas nos serviços dos links de longas distância e transmissão de dados.

“Numa eleição informatizada, eventuais falhas podem atrasar ou, de alguma forma, comprometer a celeridade do processo, tanto eleitoral quanto depois da apuração. Por isso eu convoquei tanto a Anatel quanto as operadoras que têm contratos com os TREs para que tomassem consciência e apresentassem um plano de trabalho, o que elas se comprometeram a fazer”, afirmou a ministra.

Anatel

O presidente da Anatel, João Batista Rezende, informou que a agência vai se reunir novamente com as empresas durante essa semana que antecede a eleição e pedir uma atenção redobrada no dia da eleição “que é importante para a democracia do Brasil”.

Rezende disse ainda que no dia da eleição haverá um funcionário da Anatel em cada unidade operacional nos Estados à disposição dos TREs para um contato imediato em relação a qualquer ocorrência. Haverá também um representante da agência no TSE durante o horário de votação até o final da apuração dos votos.

*Com informações do TSE

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por