Dezessete cidades pedem presença de forças federais para garantir segurança

Amanda Paixão - Do Portal HD
17/07/2012 às 11:48.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:37
 (Divulgação TSE)

(Divulgação TSE)

Pelo menos 17 cidades brasileiras pediram a presença de forças federais para garantir a segurança nas Eleições 2012. Tocantins é o Estado que lidera no número de pedidos feitos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com solitações para oito localidades, entre elas Tocantínia, Aldeias Indígenas Xerente, Rio Sono, P. I Xerente, Brejo Comprido, Aldeias Indígenas Rio Vermelho, Pedra Branca e Cachoeira.

O TRE do Amazonas também encaminhou requerimentos para as localidades de Manacapuru, Maués, Manicoré, Novo Airão e Coari. Já o TRE do Maranhão pediu forças federais para São Mateus do Maranhão, Matões do Norte e Alto Alegre do Maranhão.

No Rio de Janeiro, o TRE solicitou "medidas cabíveis no sentido de viabilizar a presença das Forças Armadas, para as eleições do ano em curso" registrando ser a ação fundamental para a “manutenção necessária para o correto deslinde de todo o processo eleitoral”.

Conforme o TSE, o envio de forças federais servirá tanto para prestar apoio logístico na distribuição de urnas eletrônicas, quanto no reforço da segurança e manutenção da ordem pública. Os pedidos foram apresentados pelos TREs com base em solicitações encaminhadas às cortes regionais por juízes eleitorais das localidades. O envio das tropas ainda deve ser analisado pelo Plenário do TSE, em sessão administrativa.

Apoio logístico

Desde 1994, a Justiça Eleitoral conta com o apoio logístico das Forças Armadas para o transporte de materiais e pessoas nas localidades de difícil acesso durante as eleições gerais e municipais.

Na eleição municipal de 2008, 135 localidades de 13 Estados (AC, AP, GO, MS, PA, PE, RO, RR, RS, RJ, SC, MA e SE) solicitaram apoio logístico das Forças Armadas. Já em 2010, as Forças Armadas atuaram em 257 localidades no primeiro turno e 151, no segundo, espalhadas por 12 Estados (AL, AM, AP, MA, MS, PA, PB, PI, RN, RO, SE e TO).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por