Gabinete de vereador vira comitê de campanha na Câmara de BH

Ezequiel Fagundes - Do Hoje em Dia
13/08/2012 às 07:52.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:24
 (Ezequiel Fagundes)

(Ezequiel Fagundes)

Com apenas um mês de campanha, vereadores de Belo Horizonte deixaram de lado as votações em plenário e transformaram seus gabinetes na Câmara Municipal em comitês eleitorais, com direito a distribuição de santinhos, assessores trabalhando na campanha e veículos parados no estacionamento privativo da Casa estampados com adesivos dos candidatos.

No início do mês, o promotor eleitoral Edson de Resende Castro, coordenador da Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Cael), órgão do Ministério Público (MP) de Minas responsável pelas eleições no Estado, baixou uma recomendação para reforçar a proibição de propaganda eleitoral em órgãos públicos. “Todas as irregularidades serão investigadas por um promotor de Justiça da capital, que avaliará caso a caso, para tomar as providências cabíveis”, afirmou Resende Castro.

O Hoje em Dia percorreu os gabinetes na última semana. Além das irregularidades eleitorais, que podem levar até á cassação da candidatura, foi constatado que é fato raro encontrar vereadores dispostos a discutir projetos de lei.

Na semana passada, por exemplo, nenhuma proposta foi votada por falta de quórum. Dos 41 parlamentares, só dois não irão tentar a reeleição: Chambarelle (PRB) e Elias Murad (PSDB).


Comitê

Na última quinta-feira (9), assessores do vereador Reinaldo, o Preto do Sacolão (PMDB), foram flagrados separando adesivos e santinhos dentro do seu gabinete.

Nos gabinetes de Márcio Almeida (PRP), Pricila Teixeira, Edinho do Açougue (PTdoB), Paulinho Motorista (PSL) e Alexandre Gomes (PSB) basta pedir para ganhar um santinho dos candidatos.

“Entra vamos tomar um cafezinho. De que região você é?”, indagou a secretária de Almeida.

No gabinete de Paulinho, um funcionário do parlamentar fez questão de avisar que pode conseguir facilmente um lote de folhetos. “É só a gente combinar. Anota meu telefone”, propôs.

No gabinete de Alexandre, uma funcionária guarda os santinhos na própria bolsa. “O vereador não pode, mas eu posso distribuir”, brincou.


Adesivados

O estacionamento local virou reduto eleitoral. Os vereadores Ronaldo Gontijo (PPS), Daniel Nepomuceno (PSB), Sílvia Helena (PPS), Heleno (PHS), Pricila Teixeira (PTB), Henrique Braga (PSDB) e Leonardo Mattos (PV) usam o espaço para estacionar veículos de campanha.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por