Jovens candidatos entram na disputa municipal prometendo "fazer a diferença"

Thais Mota - Do Portal HD
02/10/2012 às 12:33.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:44
 (Divulgação)

(Divulgação)

Aos 23 anos, Frank Sinatra não só é candidato à prefeito no município de Capetinga, no Sul de Minas, como também presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no município. Com projetos de mais lazer e emprego para o município, Frank quer atrair novos investimentos para a cidade e evitar que as pessoas saiam em busca de oportunidades fora da região.

Formado em História na Universidade Estadual Paulista em Franca (SP), Frank Sinatra iniciou seu envolvimento com a política ainda no colégio. Mas foi só durante as últimas eleições municipais que seu interesse começou a aumentar. “Resolvi entrar para a política quando, nas últimas eleições, vi as pessoas votando apenas porque tinham que votar. Elas não tinham um candidato, uma proposta, alguém que pudesse trazer mudanças para a cidade”, explica o jovem.

Assim como ele, Ulisses Guimarães Borges, também de 23 anos, decidiu se embrenhar pela política com o objetivo de levar mudança para o município de Caldas, também na região Sul do Estado. Segundo ele, os políticos em muitas cidades do interior de Minas são sempre os mesmos e a nova geração chegou para fazer a diferença neste cenário. “As pessoas estão cansadas do coronelismo que ainda é muito presente no interior do Estado. Os políticos ficam quatro ou cinco mandatos no governo, mas não resolvem os problemas da população”, aponta.

Para fazer a diferença, o jovem candidato também aposta na mudança e em uma gestão mais participativa e transparente. “Assim como as grandes empresas buscam mentes jovens, a política também precisa disso. Temos novos pensamentos, novas ideias e projetos, e não temos os vícios políticos daqueles que já estão há anos no poder”, garante.

Frank Sinatra iniciou seu envolvimento com a política ainda no colégio

Médico-veterinário formado pela PUC Minas, Ulisses Guimarães vem de uma família que já tem grande envolvimento político em Caldas. Com um pai ex-presidente da Câmara e ex-vice-prefeito, além de tios vereadores, Ulisses sempre acompanhou de perto a política de sabe e garante, que apesar de ser tão jovem, conhece os problemas e as necessidades da população de perto. “A experiência é muito importante sim, mas não acredito que ela só se dá com a idade. Nasci e cresci em Caldas e desde muito cedo acompanho meus familiares na política. Também sempre estive envolvido com associações comerciais, ambientais e culturais da cidade”.

Além deles outros 2.584 jovens, com idade entre 18 e 24 anos, concorrem a vagas de vererador e prefeito em Minas Gerais. Outros três candidatos com idade inferior a 18 anos pleiteiam ocupar uma cadeira nas câmaras municipais do Estado. De acordo com a legislação eleitoral, a idade mínima para concorrer a vereador é de 18 anos e para prefeito 21, mas esta idade é verificada apenas na data da posse do candidato eleito.

Segundo o cientista político e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Paulo Roberto Figueira Leal, a participação dos jovens na política é muito positiva. “É salutar que você tenha jovens pretendendo ocupar posições de poder e levando propostas para que a população possa avaliar. As novas ideias de cada geração contribuem para oxigenar o debate político”.

Ainda de acordo com o cientista, a pouca idade e escolaridade não são impedimentos para um bom governo. “Grandes prefeitos foram eleitos muito jovens e não há nenhuma evidência de que um prefeito de 20 ou de 70 anos não tenham condições de administrar uma cidade. Fixar limites de idade ou escolaridade não é democrático e podem excluir parcela considerável de eleitores e candidatos que podem ter boas contribuições a dar”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por