Tribunal realiza no sábado sorteio de urnas para auditoria

Do Portal HD*
01/10/2012 às 17:45.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:43

Para comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação, por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em duas mil cédulas de papel (500 por urna), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) realiza, no sábado (6), às 9 horas, uma audiência pública para o sorteio das quatro urnas eletrônicas (uma em Belo Horizonte e três do interior) que serão usadas na votação paralela. O processo será conduzido pelo presidente da Comissão de Votação Paralela, juiz Cássio Fontenelle.

As urnas sorteadas serão retiradas de seus locais de origem e transportadas para o TRE-MG, onde ficarão sob a vigilância da Polícia Militar do Estado. Os juízes das zonas eleitorais sorteadas serão comunicados pelos magistrados que conduziram o sorteio, para providenciar a substituição das urnas sorteadas por outras do estoque de reserva.

Os procedimentos no ambiente da votação paralela serão filmados em tempo integral, por câmeras posicionadas na frente do terminal do eleitor. Caso não haja coincidência entre os resultados, deverá ser rastreada, nas fitas de vídeo, a gravação dos votos que apresentaram diferença.

A votação paralela aconteceu pela primeira vez nas eleições municipais de 2000 e, desde 2008, todo o processo é acompanhado por uma empresa de auditoria externa, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Com informações do TRE-MG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por