Interrompido por Phelps, Cielo promete melhorar na final

Gazeta Press
31/07/2012 às 18:29.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:00
 ( MARTIN BUREAU/AFP)

( MARTIN BUREAU/AFP)

Enquanto César Cielo concedia entrevista, o sul-africano Chad le Clos venceu o norte-americano Michael Phelps nos 200m borboleta. Antes de perder a linha de raciocínio com a reação das pessoas a seu redor no momento do triunfo inesperado desta terça-feira (31), o brasileiro reiterou sua meta na final dos 100m livre.

"Se eu fizer a minha parte, que é nadar abaixo de 48s em uma prova boa, depois dá para olhar o placar e ver se deu medalha ou não. Primeiro, quero fazer o que tenho que fazer, tomar conta do meu business. Depois, vamos ver se dá para pensar em pódio", declarou.

Com o tempo de 48s17, o nadador brasileiro foi o quinto colocado na semifinal dos 100m livre. A primeira posição ficou com o australiano James Magnussen, 47s63. Questionado se acredita na possibilidade de alcançar seu objetivo na final, programada já para quarta-feira, Cielo demonstrou otimismo.

"Eu acho que dá, sim. No finalzinho (da semifinal), deu para dar uma segurada. Na hora em que respirei, vi que estava na linha junto com o James, percebi que só nós dois estávamos na frente. Com esse final de prova melhor e com a adrenalina da final, espero que eu consiga nadar abaixo de 48 segundos de novo. Vamos ver", disse Cielo, que fez 47s84 no Pan-2011.

Medalha de bronze nos 100m dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e atual recordista mundial da distância, ele relatou dificuldades na primeira bateria eliminatória, disputada na manhã desta terça-feira. Na semifinal da tarde, no entanto, o competidor notou uma evolução.

"Hoje cedo foi difícil nadar. Não fiz tanta força e nem nadei tão rápido, mas saí cansado, com a sensibilidade toda estranha. À tarde, foi outra prova. Nadei mais rápido, estou melhor agora. Sinceramente, para os 100m livre, até que não doeu tanto. Passou longe das maiores dores, estou super tranquilo", descreveu.

A final dos 100m livre dos Jogos Olímpicos de Londres está prevista já para quarta-feira. Garantido na briga pela medalha, Cielo ainda tem que pensar nos 50m livre, prova que trata como sua especialidade e na qual defende o título conquistado em Pequim-2008.

"Estamos conseguindo dosar bem a energia durante a competição. Amanhã, tenho que pegar o máximo de energia possível e usar tudo o que tenho para depois começar a pensar nos 50m. É a hora de tirar a prova da vida e vamos ver o que acontece", declarou.

No momento em que César Cielo falava sobre a decepção do Brasil no revezamento 4x100m livre - sem o astro, o time nacional ficou fora da final -, todos os presentes voltaram suas atenções para os monitores que mostravam a vitória de Chad le Clos sobre Michael Phelps.

Cielo chegou a mostrar surpresa com os gritos e festejos pela derrota do astro dos Estados Unidos. "O pessoal está torcendo contra, né?", perguntou o brasileiro, também olhando para a televisão. "O que eu estava falando, gente?", perguntou, arrancando risos, ao tentar retomar a entrevista.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por