Rio negocia compra de estádio de basquete de Londres

AFP
10/08/2012 às 13:07.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:21

O governo do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de 2016, negocia a compra do estádio temporário de basquete de Londres-2012 e assinou contratos de consultoria por 78 milhões de dólares com empresas britânicas, anunciaram nesta sexta-feira os prefeitos das duas cidades.

"Estávamos pensando no estádio de basquete, ainda estamos discutindo isso. Há uma possibilidade, mas o negócio não está fechado. Se obtivermos um bom negócio, poderemos fazer isso", disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, em uma coletiva de imprensa ao lado do prefeito londrino Boris Johnson.

Paes, que já havia indicado que tomaria "qualquer coisa" de Londres que pudesse servir para 2016, não informou detalhes da negociação, da qual também fazem parte as empresas terceirizadas.

O estádio de basquete tem capacidade para 12.000 espectadores e é uma das estruturas provisórias construídas para os Jogos de Londres-2012. Os prefeitos também destacaram que empresas britânicas relacionadas com os Jogos de 2012 já ganharam 20 contratos por 50 milhões de libras (cerca de 78 milhões de dólares) para assessorar a organização do Mundial de futebol do Brasil-2014 e dos Jogos de 2016.

"Tem a ver com gestão de estádios, consultoria, entradas, acomodação, todo esse tipo de coisas já está avançando", indicou Johnson.

Um dos pontos mais sensíveis para a Rio-2016 é o transporte, que consiste em um precário sistema público para unir longas distâncias entre as sedes que abrigarão as modalidades, razão pela qual Eduardo Paes "está aprendendo com a experiência" de Londres-2012.

Londres investiu, segundo números oficiais, 6,5 bilhões de libras (cerca de 10,1 bilhões de dólares) para melhorar seu sistema de transporte, que nas últimas duas semanas registrou um recorde de passageiros sem entrar em colapso.

"A operação da cidade foi excelente, conseguiram administrar grandes multidões de pessoas e a cidade continua funcionando perfeitamente. Este é um dos grandes desafios do Rio de Janeiro", disse Paes. No dia 5 de agosto de 2016, o Rio abrirá os primeiros Jogos Olímpicos do país e da América do Sul.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por