Agilidade e Leveza marcam nova Yamaha XTX

Sérgio Melo - Hoje em Dia
21/02/2015 às 10:27.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:05

O dia cresceu! Acostumado a cumprir minha agenda profissional de carro ou em motos de grande cilindrada, a Crosser 150 surpreendeu. Na hora do almoço, eu já havia estado em três compromissos distantes, em locais onde é difícil estacionar, coisa que normalmente teria tomado quase o dia todo. A chave do mistério é a economia de tempo nos congestionamentos devido à agilidade e leveza dessa moto e a facilidade de estacionar na rua ou em locais particulares, devido ao tamanho reduzido e por ser um veículo que não chama tanta atenção. Assim como temos lutado por economia de água, teremos que pensar na economia de trânsito, optando por motocicletas de baixa cilindrada.   Ciclística – Suspensão   Pesando 131 quilos ela é deliciosamente leve e obedece aos comandos com agilidade. Alta em relação ao solo, encara com facilidade as vias mal pavimentadas, sobe fácil um meio-fio e vai bem na terra. O problema é o assento com 84 cm de altura, que não agrada aos baixinhos. A suspensão dianteira com curso longo e a traseira com exclusivo link articulado, garantem conforto e estabilidade.   Prazer   Assento macio e postura ereta com os braços flexionados, permitem horas de pilotagem sem cansar, o que a torna uma boa opção para os representantes, entregadores ou quem quer chegar em casa descansado.   Freios   O modelo testado “ED” com disco na frente e tambor na traseira, para de forma segura, sem bem que discos nas duas rodas seria melhor. Na irmã modelo “E” o freio é a tambor em ambas, e aí, se passar em um alagamento e molhar as lonas, pode começar a rezar...   Motor   O motor flex produz apenas 12,4 cavalos, mas ela é valente no trânsito urbano. Arranca na frente dos carros, atinge 60 km/h rapidamente e mantém 80 km/h sem dificuldade. Mas a estrada não é a sua praia. Com velocidade final por volta dos 110 km/h e dificuldade nas subidas a partir dos 90, é melhor não pensar em viajar com ela.   Conveniências   Partida elétrica e painel com conta-giros analógico, velocímetro digital, indicador de marcha, marcador de combustível e hodômetros total e parcial.   Transmissão   Cinco marchas bem escalonadas, com engates suaves e precisos, e transmissão final por corrente.   No bolso   A Crosser ED custa R$ 9.800,00, a “E” 9.350. Sua principal concorrente a NXR 150 Bros da Honda custa 9.350 na versão mais completa. O consumo cidade/estrada foi bom com medias de 38 km/l com gasolina e incríveis 31 com etanol.

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