Aquaplanagem: a única prevenção é rodar em baixa velocidade na pista molhada

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
19/12/2015 às 09:19.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:23
 (Divulgação)

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Em boa parte do território brasileiro, o verão é acompanhado de chuvas, o que torna trafegar em rodovias mais perigoso, já que com o piso molhado o risco de acidentes aumenta, uma vez que a visibilidade diminui, assim como a aderência dos pneus na pista. E um dos grandes perigos de dirigir na chuva é o fenômeno da aquaplanagem. Mas o que é aquaplanagem?

Trata-se da formação de uma lâmina d’água que provoca a perda de contato dos pneus com a pista. Nesse momento, o motorista perde totalmente o controle do automóvel, que se mantem em deslocamento independente de para onde as rodas dianteiras estejam apontando. Muitas vezes, o resultado pode ser apenas um susto, mas também pode terminar em tragédia.

Mas como evitar a aquaplanagem? A única maneira de evitar a aquaplanagem é não dirigir em velocidades elevadas, pois quanto maior a velocidade maior serão as chances de os pneus levitarem sobre a poça. O recomendável é não passar dos 80 km/h. Abaixo dessa velocidade é quase impossível ocorrer aquaplanagem, mesmo que a sinalização da via indique velocidade superior.



Depois que se inicia a aquaplanagem, é impossível interromper o perigoso fenômeno, pois o motorista se torna “passageiro” sem nenhum controle sobre a situação.

E tentar executar alguma manobra não irá ajudar, pelo contrário, a recomendação é manter o volante imóvel enquanto o automóvel estiver deslizando sobre a lâmina d’água como um esqui. E nem tocar em pedal de acelerador nem freio.

Pneus

Um dos fatores que potencializam o fenômeno é o estado dos pneus. É muito importante que motorista observe rotineiramente a altura dos sulcos da banda de rodagem. Nesses desenhos talhados na borracha (que inclusive têm formas projetadas para escoar a água para às suas extremidades) existem pequenos ressaltos que indicam o limite da vida útil do pneu e a hora de trocá-lo.

Basta observar : se a borracha se desgastar até nivelar com o ressalto, o pneu que ainda “quebrava o galho” no seco se torna impróprio para uso e em caso de chuva o risco de perder aderência é enorme. E o problema se intensifica com automóveis esportivos e luxuosos que utilizam pneus largos, pois quanto maior a área de contato, mais difícil para o pneu cortar a lâmina d´água.

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