Bólido à bolonhesa com chucrute e samba

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo*
21/03/2015 às 11:38.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:26
 (SÉRGIO MELO/DIVULGAÇÃO)

(SÉRGIO MELO/DIVULGAÇÃO)

A “Ducati”, de Bologna, na Itália, fundada em 1926, atualmente é montada em Manaus pela Dafra. Antes de ser comprada pela Audi em 2012, as reclamações sobre falta de peças e problemas em documentos eram freqüentes. Agora, com revendas exclusivamente autorizadas e sob rigorosa supervisão germânica, a marca garante estoques no Brasil e canal direto para importação de componentes.    Os cilindros em “V” (um atrás do outro e não ao lado) explicam o esquisito nome do motor “Testastretta”, que significa “cabeça estreita”. O “palavrão” “desmodrômico” quer dizer apenas que o comando de válvulas atua também no fechamento, ao contrário da maioria dos motores nos quais uma mola faz esse serviço, (daí o barulhinho diferente que ela faz).   Eletrônica   Talvez o início das atividades da marca como fabricante de rádios, expliquem o grande destaque do modelo. Sofisticada eletrônica permite alterar o funcionamento do motor para ajustar a potência ao seu gosto assim como a aceleração.    Da mesma forma você pode regular o ABS para ser mais ou menos sensível, assim como o controle de tração para que permita maior ou menor deslizamento.   O que é? Estilo Hipermotard, encara asfalto, trilha e saltos. Novo membro da família “Hypermotard” da marca com apetite estradeiro, foi lançada em 2013 na Europa.   Onde é feito? Fabricação Italiana, montagem Manaus.   Quanto custa? R$ 49.900    Como anda? Do jeito que você quiser. Programável entre “mansa” com 75 cavalos ou “espertíssima” com 110, escolha entre o gatinho ou o leão. O motor tem 821 cm³.   Quanto bebe? Movida exclusivamente à gasolina o consumo durante teste cidade/estrada foi de 17,6 km/l.   O que oferece? Motor programável com três opções de entrega de força e potência. ABS e controle de tração igualmente customizáveis. A agilidade, leveza e a confortável postura ereta, apaixonam os amantes das duas rodas. As bolsas laterais removíveis “quebram o maior galho”.   Mercado Bem colocada entre as concorrentes, a tecnologia embarcada, desempenho e ciclística valem cada centavo.   Comportamento Agilidade, acelerações firmes e vigorosas, leveza ímpar, e muita aderência nas curvas. O acionamento da transmissão é ligeiramente pesado e nas curvas tende a virar um pouquinho mais que a inclinação, mas um ligeiro “pêndulo” resolve tudo. A posição de pilotagem característica das “trail” é a mais confortável na estrada. Assentos macios com 83 cm de altura dão trabalho para quem tem menos que 1,70.    Acabamento Montagem e acabamento primorosos.   Com quem concorre? As Hypermotards costumam ter características bem distintas, mas suas principais concorrentes são Triumph Tiger Sport ABS – R$ 45.990 (foto) e a Kawasaki Versys 1.000 – R$ 51.157.   Pontos positivos Eletrônica  Potência Ciclística   Pontos Negativos Câmbio duro  Geometria sobre-esterçante   *Engenheiro e perito judicial

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