Cadeirinhas para crianças vendidas no Brasil tomam bomba nos crash tests

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
24/01/2015 às 09:28.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:46

Um Fiat Palio se acidentou recentemente numa estrada de Minas. Saiu desgovernado da estrada e bateu contra uma árvore. Os adultos saíram ilesos, com leves ferimentos. Uma criança de um ano e meio, que estava no banco traseiro, saiu voando com cadeirinha e tudo e morreu.
Já existe a obrigatoriedade do uso da cadeirinha infantil desde setembro de 2010 e, nos anos seguintes, o índice de mortes de crianças em acidentes rodoviários foi reduzido em 40%. Claro que foi um ganho em segurança, mas ainda é pouco, pois as cadeirinhas homologadas no Brasil são as que se dependuram no cinto de segurança. Mas existem outras mais modernas e seguras, do tipo Isofix. Estivesse numa delas, a criancinha do Palio provavelmente estaria viva.
Nem as cadeirinhas homologadas pelo Inmetro protegem as crianças: o Proteste realizou testes com várias delas e quase todas foram reprovadas. A que se desprendeu do Palio comprova sua fragilidade.
O sistema Isofix é padrão em mercados internacionais e se encontra na maioria dos modelos importados e em vários produzidos no Brasil. Apesar de já existir há muitos anos, só em 2014 o Inmetro divulgou os padrões para que elas sejam certificadas aqui. Mas, até que isso aconteça dentro de meses, só dá para adquirir as importadas.
O que garante ao Isofix maior nível de segurança é seu sistema de fixação. A cadeira é equipada com dois ganchos metálicos na base do assento que se encaixam em duas argolas integradas à estrutura do banco. E uma haste que funciona como um pé que se apoia no assoalho e impede que, numa desaceleração brusca, a cadeira se desloque para frente. As cadeirinhas Isofix ainda contam com pontos de fixação no topo do encosto qu4e podem ser conectados por um cabo no assoalho do porta-malas.
Nacionais como o VW up! ou o Hyundai HB20 são equipados com o sistema Isofix e, por isso, são bem classificados no item “proteção as crianças” nos crash-tests realizados pelo LatinNCAP em modelos vendidos na América Latina.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por