Com 800 cm de cilindrada, Triumph Tiger XRx sobra nas aventuras urbanas e encara terra ‘numa boa’

Sérgio Melo - Especial para o Auto Papo
21/11/2015 às 13:31.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:01
 (BMW / Divulgação )

(BMW / Divulgação )

Mais barata, baixa e urbana que a irmã XCx, que tem o mesmo motor e maior preparação para o “Off Road”, a Triumph Tiger 800 XRx é uma motocicleta para quem quer muito desempenho em aplicações principalmente urbanas, sem o peso e o tamanho das exageradas “Big Trail” acima de 1.000 cm.

Falando em motor, vamos fazer uma pausa para dar o devido valor a essa máquina... É um dos mais “redondos” que já vi no universo das duas rodas!

Vigoroso em todas as faixas, suave em baixíssimas rotações e praticamente sem vibrações, a indústria automotiva precisava descobrir o que eles fizeram e aplicar nos automóveis com três cilindros. Basta uma voltinha no quarteirão para você perceber o que estou falando.

Ela é toda confortável, além dos assentos macios como gel que se moldam ao corpo, as suspensões com curso longo absorvem com folga pavimentação de má qualidade, buracos e até os “radicais” quebra-molas fora dos padrões oficiais.

Se a estrada acabar e você resolver continuar pela terra, a sensação será de ainda estar no asfalto.

Não tenha medo do porte mais alto! O assento tem apenas 81 cm de altura e é muito mais fácil manter uma motocicleta parada em pé com a perna esticada do que com ela dobrada, mas muito baixa. Se preferir, escolha a versão “Low”.

Triumph Tiger 800 XRx

O QUE É?
Recém chegada ao mercado em março deste ano, categoria “Maxitrail”. Um “curinga” pronto para grandes distâncias em altas velocidades, assim como para a lentidão urbana.

ONDE É FEITA?
Fabricação Inglaterra, montagem Manaus.

QUANTO CUSTA?
R$ 42.990

COMO ANDA?
Motor 3 cilindros, 95 cv e torque de 8 kgf.m. Aceleração 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e velocidade máxima estimada de 190 km/h.

COM QUEM CONCORRE?
BMW F800GS Adventure (R$ 41.425), Honda NC 750X ABS (R$ 31.972) e Suzuki V Strom 650 ABS (R$ 35.900). Mas cuidado: preço não é tudo! Essas motos têm diferenças enormes de desempenho e conteúdo. Conheça e experimente cada uma.

COMO BEBE?
Em percurso cidade/estrada, a média foi de 19,2 km/l.

COMPORTAMENTO:
Agilidade, acelerações vigorosas, suavidade em baixas rotações e motor elástico. Elogios para a ciclística, com as reações do guidão impecavelmente adequadas às inclinações. Sempre “na mão” e com “cruise control” a pilotagem é agradável e não cansa. Suspensão firme nas curvas, embreagem leve, câmbio macio e ABS suave.

ACABAMENTO:
Montagem e acabamento primorosos.

CONCLUSÃO:
Uma moto rápida, confortável, suave, que atende com sobra as necessidades do lazer e não assusta sequer o novato. A customização dos principais sistemas permite ter várias motos em uma só, tornando-a segura em qualquer caminho. Pena a ausência de controle eletrônico da suspensão. Embora pesando 191 kg, é fácil de manobrar impulsionando com os pés.

Pontos positivos:
Conforto / Agilidade / Tecnologia

Pontos Negativos:
Suspensão sem controle eletrônico

A motocicleta foi cedida pela “Triumph BH”. Fone: (31) 3297-1000.
 

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