Como irá se chamar o três cilindros da GM que ocupará a base da gama?

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
23/05/2015 às 11:01.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:10
 (GM)

(GM)

Na edição de 28 de março, publicamos com exclusividade um teste com o Opel Adam, compacto alemão que na Europa rivaliza com pequeninos como Fiat 500 e Renault Twingo. Por aqui, esse carro é ficção científica, mas o que interesse é que seu motor três cilindros turbo de 115 cv, que serviu de base para a unidade que equipará o próximo popular da Chevrolet no Brasil, e que ocupará a vaga do Celta. Por aqui, o motorzinho não terá auxilio do turbo e deverá render 75 cv.    Não é o mais potente, mas da praça, mas promete ser o mais equilibrado entre os modelos atuais, já que utiliza um recurso chamado eixo contra-rotante, que faz o movimento oposto do virabrequim e anula a trepidação do motor, comum em unidades de cilindros ímpares. Mas onde esse motor incrível será montado? Deve estar se perguntando o atento leitor. E a resposta é na nova geração do Spark, apresentada no Salão de Nova York, e que no Velho Mundo já roda como Karl, usando emblemas Opel e Vauxhal.   A GM brasileira não faz mistério que trabalha em um substituto para o veterano Celta, que já chegou a ser o terceiro automóvel mais vendido do Brasil e atualmente amarga uma posição secundária no mercado e na própria marca, já que foi superado pelos irmãos Onix, Prisma e até mesmo pelo ancião Classic, à beira do cadafalso.   O Spark (ou Viva, ou Celta) tem desenho agradável, com teto elevado para privilegiar o espaço interno. Por dentro a arquitetura do painel é muito parecida com a do Onix. No Karl, ele utiliza sistema MyLink que também deverá ser oferecido por aqui. Por outro, não se deve esperar um acabamento caprichado, uma vez que ele chega para assumir a base da gama, mas certamente será algo mais refinado que a pobreza de matérias do Celta atual.   No entanto, ainda há muita água para passar debaixo da ponte da GM brasileira. Para construir o carrinho seriam necessários investimentos de algumas centenas de milhares de dólares para adequação da linha de montagem, que provavelmente seria em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Mas para isso é preciso que a economia dê sinais de que vai melhorar senão o velho Celta ainda terá vida longa na praça.

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