Compacto Ford KA ficou maior e ganhou conteúdo para se tornar referência

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
14/02/2015 às 08:43.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:01
 (Ford/Divulgação)

(Ford/Divulgação)

O Novo KA cresceu e parte para cima da concorrência com motor 1.0 três cilindros, impressionante espaço interno e muita conectividade, mas faltam alguns acertos.

Ao contrário do que seria de se esperar, o Novo KA oferece mais espaço interno que o irmão mais caro New Fiesta, mas veja a explicação. Embora ambos utilizem a mesma plataforma, o que a princípio faria com que os assentos ficassem nas mesmas posições, o teto mais alto do novato possibilitou elevar o banco traseiro, permitindo que fosse deslocado para trás por cima das rodas. Mas isso reduziu o porta-malas a um dos menores entre seus pares, com apenas 257 litros.

Estilo

O visual moderno com “jeitão” musculoso e vincos bem marcados agrada a maioria. No interior, instrumentos e controles futuristas, interessantes texturas nos painéis plásticos e bom jogo de cores. Mas alguns detalhes de montagem deixam a desejar. Os para-lamas dianteiros não são firmes nas regiões próximas aos faróis e, no forro da porta do motorista, a borda do acabamento almofadado estava descolando.

Segurança

A versão mais completa tem controles eletrônicos de estabilidade e tração, e sistema que chama automaticamente o socorro em caso de acidente. Um processador eletrônico percebe a repentina desaceleração de uma colisão e, através de algum celular previamente conectado, liga para o resgate informando a sua posição GPS. Claro que sem um celular, ou em local não coberto por esse tipo de telefonia, nada feito... Quanto à segurança dos ocupantes em colisões, embora a aparente robustez, como o modelo ainda não foi submetido a crash-test, por enquanto nada pode ser dito.

Coração

Com 85 cavalos é o 1.0 mais potente do mercado, mas a injeção precisa ser melhor mapeada. Às vezes, mesmo acelerando suavemente ele responde de forma bruta e, em rotações muito baixas “embucha” e perde a força. Acima das 3.500 rpm o desempenho se torna ágil e vigoroso. Abastecido com etanol, em manhãs frias apresentou marcha-lenta irregular e morreu algumas vezes.

Suspensão, estabilidade e freios

A suspensão é firme demais, ele pula bastante em pisos irregulares. Em compensação a estabilidade é ótima, o carrinho se sai muito bem nas curvas. Os freios são eficientes, com distribuição eletrônica, compensação nas curvas e ABS suave sobre as rodas, sem vibração excessiva do pedal.

Transmissão

Transmissão manual com cinco marchas, relações bem escalonadas e engates suaves e precisos.

Mimos

Destacamos: direção elétrica, ar condicionado e, vidros dianteiros e travas elétricos. Na versão mais completa, alarme, computador de bordo, direção regulável e assistente de partida em rampas, cujo tempo de retenção é muito longo, impedindo que você arranque rapidamente.

No bolso

A versão testada, SEL, sai por R$ 43.190,00, a SE Plus, 40.390, e a SE, por 38.290. Alguns de seus concorrentes custam a partir de: Ônix, 38.290; HB 20, 37.795; e Novo Palio, 38.560. Em percurso misto, 50% cidade/estrada, com etanol fez médias de 9,61 km/l e com gasolina 12,3.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por