(Divulgação)
Ao longo dos últimos 130 anos, desde que Karl Benz registrou seu Patent-Motorwagen, o automóvel tem se tornado cada vez mais seguro. E um sistema que pouca gente conhece é o FPS, sigla para “Fire Prevention System”, que em bom português corresponde a: sistema de prevenção de fogo. Ele também é conhecido como interruptor inercial.
Mas como isso funciona? A grande maioria dos automóveis, fabricados desde os anos 2000 são equipados com um dispositivo que corta a alimentação de combustível, quando se é percebido um acidente.
COMO FUNCIONA?
A lógica é simples, no sistema há um componente capaz de perceber uma vibração forte, semelhante à uma colisão. Automaticamente ele emite um comando para cortar o funcionamento da bomba de combustível.
No entanto, muitas vezes ao passar em buraco mais profundo, uma lombada em velocidade elevada e até mesmo um esbarrão pode de ser interpretado como um acidente, e o sistema entra em ação e corta a alimentação, fazendo com que o motor apague.
Em seguida, o motorista se desespera e aciona o reboque guincha o carro e na oficina o mecânicos resolve o problema em poucos segundos junto como uma indecorosa conta e uma viagem interrompida.
Mas o que fazer?
Alguns fabricantes adotam sistemas automáticos que reiniciam o bombeamento do combustível após girar a chave. Mas em muitos, o procedimento é manual.
O problema é que ninguém dá a menor bola para o FPS. E nem sabe que ele existe, apesar de figurar nas descrições de itens de segurança no catálogo do modelo.
Geralmente o botão de reinício do sistema fica escondido abaixo do painel, próximo ao pedal da embreagem, geralmente por baixo da tapeçaria.
Em alguns modelos ele fica no lado direito. O importante é que no manual do proprietário há um tópico sobre o FPS e sua localização. Você já leu o seu manual?