Downsizing ianque chega às picapes

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
03/08/2015 às 08:31.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:11
 (Chevrolet/Divulgação)

(Chevrolet/Divulgação)

Uma das percepções mais impactantes para quem chega aos Estados Unidos é o tamanho dos carros. Na grande maioria, são picapes full-size equipadas com gigantescos motores V8, como a RAM 2500, vendida por aqui. Para se ter uma ideia, a versão que chega para os brasileiros é de porte intermediário.


Mas aos poucos o cenário está mudando e a extravagância norte-americana tem dado lugar a veículos mais eficientes e menos nocivos ao meio ambiente, como o caso da inédita Chevrolet Colorado (equivalente à nossa S10) diesel, assim como a prima GMC Canyon.


Se, na Europa, o diesel é utilizado em carrinhos miúdos como o Opel Corsa (para não sair da seara da GM), nos EUA são praticamente exclusivos em caminhões e algumas poucas versões de picapes grandes, como a versão 2500HD da Silverado, que carrega um V8 6.6 diesel.


Voltando à Colorado e à Canyon, as picapes utilizam a mesma unidade turbodiesel 2.8 de 180 cv e 51 mkgf de torque, da linha Duramax. A unidade tem o mesmo deslocamento do motor oferecido por aqui na S10 brasileira, mas com 200 cv e 44 mkgf de torque.


Herança alemã


Quem também já tinha apostado em motoriza-ção diesel nos EUA foi a Chrysler. Antes do enlace com a Fiat, a companhia teve um tórrido romance com o grupo Daimler-Benz. E um dos bens da partilha, após o “divórcio”, foi a versão turbodiesel do Jeep Grand Cherokee. Com a criação da FCA, motores menores como o TD 2.0 de 170 cv do Renegade têm ganhado espaço no mercado ianque.


Depois que Camaro e Mustang ganharam motores quatro cilindros, e o Fiat 500 se tornar uma febre nos EUA, nada mais surpreende.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por