Espaço de sobra: KA+ agrada muito “mais” que seu irmão hatchback

Sérgio Melo / Especial para Auto Papo
04/04/2015 às 12:29.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:30
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

O Novo KA oferece mais espaço interno que o irmão mais caro New Fiesta. A explicação é que embora utilizem a mesma plataforma, o que inicialmente determinaria que os assentos ficassem nas mesmas posições, o teto mais alto do novato possibilitou elevar o banco traseiro de forma a poder ser deslocado para trás por cima das rodas. A maior vantagem da versão sedã é o porta-malas com quase o dobro da capacidade do hatch.

O visual moderno com “jeitão” musculoso e vincos bem marcados agrada a maioria. No interior desenhos e recortes interessantes, muito plástico duro e detalhes de montagem que deixam a desejar. O motor 1.0 com três cilindros é o mais potente do mercado, com bom desempenho e economia “nota A” no programa de etiquetagem veicular.

Sobre a segurança, além do básico, ele só tem sistema de distribuição eletrônica de frenagem e por enquanto não vou poder falar mais. Como o modelo ainda não foi submetido a “crash test”, até que isso aconteça, nada pode ser dito sobre como se sairá nas colisões.

 

Ford Ka+ SE 1.0

 O que é?

Sedã compacto, 4 portas, cinco lugares. O KA foi lançado no Brasil em 1997. A inédita versão três volumes chegou no segundo semestre de 2014. A família “Novo KA” é um projeto totalmente novo, que herdou de seus antecessores apenas o nome.

 

Onde é feito?

Brasil, Camaçari – BA

 

Quanto Custa?

A versão testada SE 1.0, a mais simples do modelo, na cor Vermelho Merlot, custa a partir de R$ 42.060.



Como anda?

Com 85 cavalos é o 1.0 mais potente do mercado. Abastecido com gasolina responde firme em todas as faixas de rotações como se fosse um motor 1.4. Com etanol mostrou-se preguiçoso em baixas rotações e chegou a morrer algumas vezes logo após a partida. Com apenas três cilindros, vibra um pouco mais os motores com quatro, mas nada que chegue a incomodar.

 

Como bebe?

Médias cidade/estrada de 9,6 km/l com etanol e de 13,7 com gasolina.

 

Conclusão:

Ótimo desempenho para um 1.0, com bastante espaço interno para quatro adultos e uma criança. O conteúdo não é ruim, mesmo a versão mais simples traz ar condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, viva-voz para o celular e ajuste de altura da coluna de direção. O razoável porta-malas com 440 litros é um dos menores entre os concorrentes.

 

 Mercado:

Entre os mais caros concorrentes, que custam entre R$ 35.290 (Siena) e R$ 43.165 (Prisma), o bom conteúdo o torna uma opção interessante.

 

Comportamento:

Entre os melhores desempenhos que se vê em veículos 1.0. Sem sobra de potência o motor dá conta do recado, com agilidade no trânsito urbano e boa velocidade na estrada. A suspensão é bastante firme, sem ser dura demais. Na transmissão engates precisos, porém não tão suaves. Freio eficiente com ABS suave e boa estabilidade agradam.

 

Acabamento:

O acabamento interno é espartano, com algumas rebarbas e predomínio de plástico duro.

 

Pontos Positivos:

Espaço Interno

Porta-Malas

Conteúdo

 

Pontos Negativos:

Acabamento

Desmpenho com Etanol

 

Com quem concorre?

Volkswagen Voyage, Chevrolet Prisma, Fiat Siena e Renault Logan

 

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