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A cidade de Le Mans nem bem acordou da ressaca da 83ª edição das “24 Heures du Mans”, como dizem os franceses, disputada nesse final de semana, e já tem fabricante pensado na prova de 2016. A Ford anunciou seu retorno à competição com a segunda geração do Ford GT, modelo que irá correr na categoria LM GT Pro.
Apesar de o novo GT ainda ser um conceito, a versão de competição já está pronta e entrará na pista para comemorar os 50 anos da primeira vitória do clássico GT 40 em Le Mans, carro que pôs fim ao reinado da Ferrari, que nunca mais venceu a competição.
Além de Le Mans, o Ford GT também irá correr no campeonato de Endurance da FIA, além de competições de longa duração nos Estados Unidos, como fez a geração passada do supercarro americano.
Modificações
Do conceito exibido em Detroit, as mudanças se concentraram na adição de novos apêndices aerodinâmicos, como aletas no para-choque, que por sua vez ganhou novo desenho da tomada de ar para direcionar o fluxo para os freios e para os extratores traseiros.
Na lateral a saída do escapamento foi reposicionada para a liberação imediata dos gases, além do redesenho da tomada de ar dos radiadores laterais.
Já na traseira, o GT ganhou um gigantesco aerofólio para aumentar o downforce, ou efeito solo negativo, que faz com que o ar literalmente esprema a carroceria contra a pista, otimizando o comportamento dinâmico e evitando que ele decole.
Sob o capô traseiro, a Ford manteve o motor turbo EcoBoost V6 3.5 litros. Como todos os competidores, ninguém revela a potência de seus carros, uma vez que a exigências ficam por conta do peso mínimo e volume máximo do motor. No entanto, na apresentação da versão conceitual, que dará forma ao GT de produção, foi declarada potência de 600 cv.