Golf GTE voa baixo e faz até 50 km/l

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
02/06/2015 às 06:28.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:18
 (VW)

(VW)

Depois do Fusca e da Kombi, não existe outro automóvel na história da Volkswagen tão icônico quanto o Golf. O hatch alemão, líder de vendas da marca, ganhou uma versão conceitual que servirá não apenas de base para os designers da marca, mas também para os passos da motorização híbrida do Grupo Volkswagen. Batizado de Golf GTE Sport Concept, ele foi exibido durante o Wörthersee GTi-Treffen, tradicional evento austríaco que reúne fãs do compacto.

Sem probabilidade de produção, o conceito oferece estilo futurista, portas que se abrem para cima e invadem o teto, apêndices aerodinâmicos, rodas enormes e outras excentricidades. Mas o que chama atenção é seu conjunto mecânico híbrido.

O Golf GTE esconde um powertrain composto por dois motores elétricos, um a combustão e uma transmissão de dupla embreagem automática de seis marchas DSG. Tudo isso gera mais de 400 cv e um torque brutal de 140 mkfg, capazes de acelerar o esportivo de 0 a 100 em 4,3 segundos, até atingir a velocidade máxima de 280 km/h.

Na parte frontal, vão o motor turbo TSI 1.6 de 300 cv (do Polo WRC de competição), com a primeira unidade elétrica de 115 cv acoplada à caixa de transmissão. O segundo motor elétrico, com 67 mkgf de torque, é montado atrás para debitar a força nas rodas traseiras.

Os engenheiros afirmam que o sistema dá preferência para o uso dos motores elétricos, deixando que a unidade a combustão atue na geração de eletricidade.

No entanto, permite que trabalhem ao mesmo tempo quando exigido no modo GTE. Segundo a VW, em seu modo mais econômico, o Golf GTE obteve médias de consumo na casa dos 50 km/l, atuando na alimentação dos elétricos.


O Golf GTE Sport Concept acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge 280 km/h mas, no modo econômico, seu consumo chega a 50 km/l
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por