(Huyndai)
Não é de hoje que a Hyundai promete um jipinho para brigar no segmento de utilitários-esportivos (SUV) compactos. Na verdade, desde o lançamento do HB20 a marca dá indícios de que o ix25, que já existe no mercado chinês, desembarcaria por aqui em algum momento. Agora, o crossover surge no mercado indiano, batizado como Creta, importado da China.
Para os indianos, o jipinnho terá três versões de motores, partindo do 1.6 16v de 123 cv e caixa manual de seis velocidades, semelhante ao conjunto utilizado no HB20. A segunda opção é uma unidade VGT turbodiesel 1.6 de 128 cv, além de um bloco 1.4 de 89 cv, que ocupará a coluna do meio da linha.
No Brasil
Para o mercado brasileiro, sua chegada, que há até pouco tempo era dada como certa, atualmente figura na especulação, já que a marca não dá pistas de que o carrinho virá importado ou se seria fabricado localmente.
Capacidade de fazê-lo aqui não é problema, pois tanto o ix25 quanto o HB20 compartilham boa parte dos componentes e base. Além disso, a matriz pensa no jipinho como um produto global e estratégico para a marca. Mas o que pesa contra ele é o fato de os irmãos, aposentados no exterior, como o ix35, ter ganho montagem nacional, na planta da Caoa, em Anápolis (GO).
De lá, ainda sai o Tucson, lançado em 2005, e que atualmente ocupa a base da gama de utilitários-esportivos da marca no país e concorre no nicho dos pequenos, com preço básico de R$ 70 mil, onde figuram Ford EcoSport, Renault Duster, Peugeot 2008, JAC T5 e Jeep Renegade.
No mercado indiano, o ix25 é oferecido com três opções de motores: um movido a gasolina e dois turbodiesel