March entra na ciranda dos 3 cilindros

Marcelo Ramos e Boris Feldman - Hoje em Dia
31/01/2015 às 09:12.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:51
 (Nissan)

(Nissan)

Populares na Europa e Japão há um bom tempo, finalmente os motores tri-cilíndricos começaram a ganhar terreno no mercado brasileiro. Kia, Hyundai, Volkswagen e Ford já equipam seus modelos compactos com unidades três cilindros e agora é a Nissan que passa a explorar esse filão, com o propulsor HR10 1.0 12v que desenvolve 77 cv e 10 mkgf de torque.   O motor passa a equipar os modelos March e Versa, sendo que o sedã ainda demorará algumas  semanas para chegar às revendas. O motor será aplicado nas versões de entrada da dupla, sendo que no March, seu preço inicial é de R$ 34.390.    Feito em alumínio, tanto bloco, quanto cabeçote, a Nissan afirma que unidade é mais leve e eficiente que o antigo motor D4D emprestado da Renault, uma vez que conta com variador de fase na admissão e sistema de partida a frio Flex Start, da Bosch, que elimina o tanquinho.    Assim como boa parte dos motores três cilindros, a unidade brasileira é uma derivação do motor HR12 1.2 litro comercializado na Europa. E a razão dele ter encolhido é meramente tributária. Isso porque a alíquota do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) que incide sobre automóveis com motores com até 1.0 litro é de 7%, contra 11% dos modelos com motores acima de um litro.    Além de redimensionado, o propulsor também passou por modificações para beber gasolina e etanol. Ele também teve a taxa de compressão elevada 11,2:1, para tornar mais eficiente a queima do combustível.   Três cilindros sem vibração: uma promessa da GM   Os antigos motores 1.0 que equipavam os carros “populares” estão indo para a sucata,  substituídos por outros com apenas três, em vez de quatro cilindros. No Brasil, o primeiro foi da Hyundai (e sua irmã Kia) que ainda o importa para equipar o HB20. A segunda foi a VW no Fox e no up!, que, aliás, conquistou com ele o título do carro mais econômico do Brasil. Por último, o Novo Ford Ka, o mais potente deles com 85 cv, sem falar do Nissan March.    Mas, há quem diga que os últimos serão os primeiros... e a General Motors avisou, durante o  Salão de Detroit, que terá seu três cilindros produzido em Santa Catarina, em 2016. Projetado para equipar dois Opel compactos Adam e Karl, promete ser o 1.0 três cilindros mais moderno do mundo.    A GM explica que batalhou para ter máxima suavidade e não hesitou em colocar um inédito eixo  contra-rotante para eliminar vibrações, normais em motores com número ímpar de cilindros. Seus engenheiros afirmam que todos os componentes do motor (em alumínio) foram projetados com foco na redução de ruído, aspereza e vibrações.    Na versão aspirada, 75 cv de potência. Na turbo, que equipa o Opel Adam, 90 ou 115 cv. A versão brasileira poderá ter mais alguns cavalinhos com a versão flex...

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