Mustang Shelby GT 350 recebe V8 de 533 cv

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
10/06/2015 às 06:34.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:24
 (Divulgação )

(Divulgação )

Atração da Ford no Salão de Detroit, o Mustang Shelby GT 350 surgiu com uma carranca intimidadora que ofuscou o brilho do novíssimo Ford GT, que dividia o estande do fabricante do Oval Azul. Mas, na ocasião o Shelby estava mudo, já que a marca não tinha batido o martelo sobre qual seria o motor que a versão mais icônica do Mustang iria ganhar. Agora a marca veio a público e anunciou, para alívio de quem temia um downsizing no esportivo, um enorme V8 5.2 litros de 533 cv.

De acordo com a Ford, trata-se de um motor totalmente novo, sem relação com a unidade V8 5.0 que equipa a versão GT do cupê. Segundo o fabricante, o virabrequim (eixo que movimenta as bielas e pistões dentro do bloco) tem desenho plano, diferente dos demais que equipam os V8, para otimizar a liberação dos gazes de escapamento e permitir modificações na ordem de ignição. A taxa de compressão também é mais alta (12:1).

Aspiração Natural

Além disso, a unidade segue o gosto americano, sem auxílio de turbocompressor ou compressor mecânico. Os 533 cv apontam em elevados 7.500 rpm, mas os 59 mkgf de torque atingem o pico aos 4.750 giros. Trata-se da maior potência de um Mustang com aspiração natural.

Ou seja, ele gosta de trabalhar cheio e não se importa nem um pouco com o aquecimento global, emissões de gases nocivos e outras preocupações.

Purista, a unidade, é associada a uma caixa de marchas manual, de seis velocidades. Como já era de se esperar, a Ford ainda dá continuidade à novela do GT 350, ainda não divulgou como esse motor se comporta no asfalto, mas já dá para imaginar.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por