Nissan kicks é a aposta da japonesa para concorrer no segmento do Ecosport

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
14/02/2015 às 08:22.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:01
 (Nissan/Divulgação)

(Nissan/Divulgação)

Atração do estande da Nissan no Salão do Automóvel de São Paulo, capaz de ofuscar o brilho do poderoso GT-R (Godzilla), o utilitário-esportivo (SUV) Kicks, da Nissan, será produzido na unidade de Resende (RJ) e lançado em junho de 2016.

Do conceito apresentado na mostra paulistana, pouca coisa mudará. Apenas alguns elementos que valorizam o aspecto conceitual serão substituídos por itens convencionais, como retrovisores, maçanetas, rodas e alguns adereços de decoração com ar futurista.

Seu lançamento será antes da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Isso porque a Nissan é a patrocinadora oficial dos jogos e irá explorar ao máximo a visibilidade proporcionada pela parceria. Na verdade, a divulgação do jipinho já começou com peças que serão divulgadas durante o Carnaval.

A responsabilidade do Kicks é alta, pois o desejo dos executivos da marca é que ele seja um dos pivôs na meta de atingir 5% de participação no mercado no ano que vem.

Estratégias de marketing à parte, o Kicks chegará para disputar terreno no segmento dos SUVs compactos, mas numa categoria superior à do primo francês Renault Duster. Seu foco está em modelos como Chevrolet Tracker, Kia Sportage, Hyundai ix35, Mitsubishi ASX, Jeep Renegade, além da versão topo de linha do EcoSport, pioneiro do segmento.

Com 4,3 metros de comprimento e 2,6 de entre-eixos, o Kicks compartilham a mesma base do Renault Captur, já à venda na Europa, que também será comercializado por aqui. No entanto, os primos diferem em estilo.

O que ele esconde sob o capô ainda é mistério. A Nissan faz jogo duro e não solta qualquer informação sobre o conjunto mecânico. É esperado que ele recorra ao mesmo motor 2.0 16v de 140 cv, que equipa o Sentra, com opção de transmissão do tipo CVT e manual. Outra unidade cotada é o 1.6 16v de 111 cv, da dupla March e Versa, para uma versão de entrada, com uso de câmbio manual.

No entanto, há quem aposte que ele também poderá ser equipado até mesmo com o motor turbo MR16DDT 1.6 de 190 cv, utilizado no divertido Nissan Juke, que poderia encorpar uma versão esportiva.

Seja como for, o que é certo é que o Kicks vai chegar chutando o balde, com o perdão da redundância!
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por